Com produção de quase 54 mil toneladas por ano, Paraná começa a ganhar espaço na produção de uvas seja pela agroindústria ou pela agricultura familiar, como no caso cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A tradição do município no cultivo começou há mais de 100 anos quando os imigrantes italianos chegaram na cidade, trazendo os primeiros ramos de uva.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“Os ramos de uva vieram da Itália e assim começou o plantio no município, há mais de 130 anos. Muitas pessoas deixaram o cultivo, mas existem famílias com produções centenárias”, afirma Jeronimo Strapasson, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Colombo.
Com 246 mil habitantes, o município tem aproximadamente de 30 hectares de parreirais e quase 100 toneladas de uva colhidas por ano. A maioria da fruta é vendida no próprio município, in natura, e outra parte é destinada para produção de sucos, geleias e vinhos.
A vocação do município também fomenta o turismo em Colombo. “A Festa da Uva é bem tradicional, já tivemos 56 edições com previsão de mais um evento no próximo mês de fevereiro”, adianta Strapasson. Além disso, os parreirais centenários se tornaram atrações turísticas na região de Curitiba.
“A festa iniciou há mais de 50 anos com o intuito de comemorar a colheita, não só de uva, mas a colheita agrícola. É uma festa religiosa e comemorativa da safra de uva e hortaliças”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião