O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), anunciou na manhã desta segunda-feira (17) mais uma etapa de testes com ônibus 100% elétrico no transporte coletivo da capital. O Eletra, tipo padron, de 15 metros, roda a partir da próxima semana com passageiros na linha Interbairros II. Com trajeto de 42,5 quilômetros, essa linha transporta 65 mil pessoas por dia.
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Este será o segundo modelo da montadora brasileira a ser testado na capital. A prefeitura também avaliou o desempenho do Eletra padron de 12 metros, por cerca de 30 dias.
A meta é que 30% da frota de ônibus da capital paranaense seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. “Os ônibus elétricos têm emissão zero de CO2, não tem ruído e trazem mais conforto para os passageiros", disse o prefeito.
A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos ônibus elétricos da capital paranaense, dentro do novo contrato de concessão, a partir de 2025.
Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.
Testes com ônibus elétrico começaram em abril
Curitiba iniciou a série de testes técnicos em abril, com a chinesa BYD, que trouxe o seu ônibus elétrico articulado. Além da BYD e da Eletra, a gaúcha Marcopolo também fez sua estreia nos testes e, desde o final de junho, está rodando com o ônibus padron na linha Interbairros II.
“Teremos dois modelos em teste no Interbairros II nos próximos dias. A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho”, explicou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).
Mais testes vêm por aí
Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.
O modelo Eletra XY045, do tipo padron, tem capacidade para até 78 passageiros. O chassis é Scania, a carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 220 a 250 quilômetros e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno na garagem da empresa Redentor. Sete motoristas, sendo três mulheres, foram treinados para dirigir o veículo. Com capital 100% nacional, a Eletra tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com capacidade para produzir 1,8 mil elétricos por ano.
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