A vinda de pessoas de Manaus com Covid-19 para Curitiba nos últimos dias vem preocupando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que reforçou o monitoramento desses pacientes. Isso porque uma mutação do coronavírus foi detectada no Amazonas, cuja capital está com o sistema de saúde colapsado por falta de oxigênio para atender a grande quantidade de pacientes com Covid-19.
As principais notícias do Paraná no WhatsApp
Nenhum dos 30 leitos para pacientes com coronavírus disponibilizados semana passada pela prefeitura de Curitiba a pacientes de Manaus foi ocupado até esta quinta-feira (21) - governo do Paraná também ofereceu 25 leitos neonatais para bebês manauaras. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde vem percebendo um aumento de atendimento de pacientes de Manaus com suspeita de Covid-19 tanto nas UPAs, quanto nos hospitais.
Curitiba notificou nove pacientes de Manaus com coronavírus, cujos exames laboratoriais foram todos encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para verificar se estão contaminados com a nova cepa do vírus. Três deles estão internados e quatro em isolamento domiciliar.
O caso mais preocupante é de um casal que testou positivo em uma UPA de Curitiba e não está atendendo as ligações do monitoramento da equipe da prefeitura. Neste caso, se não encontrar o homem e a mulher nos próximos dias, o município pode acioná-los pelo crime de saúde pública.
“Após a confirmação de positivo para coronavírus em uma das nossas UPAs, o casal sumiu e não atende mais nossos contatos. Pedimos encarecidamente que essas pessoas se apresentem ao município para serem monitorados”, apela a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak no site da prefeitura.
A Secretaria de Saúde orienta enfaticamente para que todas as pessoas que venham de Manaus e tenham sintomas de coronavírus liguem imediatamente para a Central da Covid-19 da prefeitura, no número 3350-9000.
“Em Manaus há uma explosão de casos de uma nova variante do vírus. Por isso é importantíssimo que as pessoas dessa região que vierem a Curitiba e apresentarem sintomas respiratórios permaneçam em isolamento por no mínimo dez dias e entrem em contato conosco”, reforça a médica infectologista Marion Burger, da Secretária Municipal de Saúde.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião