A secretaria Municipal de Saúde de Curitiba reservou 30 leitos de UTI exclusivamente para atendimento a casos de Covid-19. São leitos novos, ainda não disponibilizados na rede, e que por causa da pandemia ficarão reservados para os pacientes infectados pelo coronavírus.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Além dos leitos reservados, a rede de saúde curitibana tem outros 761 leitos de UTI, num total de 5.623 leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde, nos hospitais filantrópicos e na rede particular. Com o decreto estadual que suspende as cirurgias eletivas a partir da próxima segunda-feira (23), leitos de UTI que deixarão de ser usados para a recuperação destas cirurgias poderão ser disponibilizados para atendimento ao Covid-19, caso necessário.
Situação no Paraná
Em todo o estado há 1.624 leitos de UTI disponíveis, em 61 diferentes hospitais públicos ou filantrópicos, que atendem ao SUS. Há, ainda 2.782 leitos clínicos. Lembrando que a maioria dos casos de covid-19 é considerada leve, com o isolamento domiciliar sendo o tratamento recomendado. A secretaria explicou que trabalha com uma reserva de contingência sem bloquear, no entanto, nenhum leito exclusivamente para a doença.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou, ainda, que, com autorização do Ministério da Saúde, está sendo pactuada, para os próximos dias, a autorização para a contratação de 300 leitos privados de UTI em caso de necessidade.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná