A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) deve definir até o final da tarde desta sexta-feira (21) o número de escolas estaduais que vão retomar as aulas presenciais na próxima segunda (24).
As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na semana passada, a meta da pasta era chegar a 50% da rede estadual de ensino, que tem aproximadamente 2,1 mil colégios. Para isso, cerca de 800 escolas se somariam às 200 que voltaram em formato híbrido (parte dos alunos em sala e parte acompanhando as aulas pela internet) no último dia 10. Mas, segundo Roni Miranda Vieira, diretor de educação da Seed, os decretos municipais com medidas restritivas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 devem fazer com que o número seja bem menor.
A secretaria já havia reduzido a meta de retorno no dia 24 para 600 escolas estaduais, abrangendo 40 mil alunos, mas agora cogita diminuir para 400 instituições. Na região de Londrina, onde a previsão era de retorno em 80 escolas, o número final pode ficar em torno de 70.
“Um número exato é difícil de cravar, porque sai um decreto [municipal] amanhã e ‘caem’ dez escolas. O importante é salientar que esta volta da próxima segunda-feira deve abranger todos os 32 núcleos regionais de educação (NREs) do estado e que nós estamos em um ritmo de retorno, até chegar em 100%. Mas está dentro do nosso planejamento abrir uma escola hoje e eventualmente ter que fechar depois. Esse movimento deve acontecer até todo mundo estar vacinado contra a Covid-19”, disse Vieira.
Mesmo as 200 escolas de 15 NREs diferentes que haviam retornado no dia 10 já não estão todas com aulas presenciais, porque decretos municipais fecharam colégios em Guarapuava, União da Vitória e Ubiratã.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná