A prefeitura de Curitiba começou a implantação de novas placas de rua na cidade, na semana passada. Essa é a primeira renovação do sistema de identificação em 26 anos. As placas seguem o padrão definido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com letras refletivas e fonte de tamanho maior do que os modelos anteriores.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Na primeira fase estão sendo implantadas 3.179 placas de nomenclatura em cruzamentos dos principais eixos de circulação viária da capital paranaense. A troca das placas está sendo feita por uma empresa contratada, via pregão eletrônico, com fiscalização da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
O contrato prevê, ao longo de dois anos, a implantação de 52.347 placas, sendo 51.112 em postes da Copel e 1.235 em postes de semáforos. As novas placas estão mapeadas por suas coordenadas geográficas. Com isso, as informações de imagens, data de instalação e tipos de placas irão compor um mapa georreferenciado que será produzido pelo Ippuc.
“Iniciamos a recomposição das placas com nomes de rua, que já se fazia necessária, e vamos avançar num modelo em que a exploração de publicidade junto às placas custeie a manutenção permanente”, disse o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
Os espaços publicitários junto às placas de nomenclatura de ruas estão previstos como parte de um contrato de concessão de serviços. O processo ainda está sendo detalhado, com edital de licitação que tem previsão de ser lançado até o fim do ano.
O conjunto de identificação dos logradouros públicos começará a ter QR Code nos suportes de placas de rua, postes e semáforos, com informações biográficas de quem dá nome ao logradouro. O QR Code irá abrir em uma página na internet com base nas informações da Câmara Municipal de Curitiba. De acordo com a prefeitura, essa é uma medida que segue a Lei nº 15085, de 10 de outubro de 2017, que determina que nas placas de ruas, avenidas, travessas e alamedas com denominação de nomes próprios devem ter a biografia resumida do homenageado.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião