Os deputados paranaenses aprovaram em segunda votação, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que cria a Loteria do Estado do Paraná (Lotepar). De autoria do governo estadual, o texto estabelece a criação de uma autarquia para explorar, administrar e fiscalizar a loteria estadual.
RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp
A ideia da recriação de uma loteria do estado (o Paraná já teve esse serviço entre 1987 e 2007) é, segundo o governo, para reforçar o caixa do estado. Pelos argumentos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), que coordenará a nova autarquia, a exploração de jogos poderá recuperar parte dos prejuízos causados pela crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, em que houve queda de arrecadação e aumento de gastos. O dinheiro, segundo o governo, será utilizado para investir em políticas públicas.
De acordo com a proposta, o dinheiro arrecadado pela Lotepar será empregado em segurança pública, habitação popular, ações sociais e na própria autarquia, com pagamento de salários de servidores e custos de infraestrutura.
O PL 544/21 volta à Assembleia Legislativa na próxima semana para a leitura de sua redação final. Após esse trâmite, vai à sanção do governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) -- o que deve ocorrer sem percalços, já que o projeto é de autoria do próprio Executivo.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná