No Paraná, os deputados estaduais que hoje estão no comando da Assembleia Legislativa – Ademar Traiano (PSDB), presidente; Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário; e Gilson de Souza (PSC), segundo-secretário – estão propondo antecipar a eleição que definirá os nomes que ficarão à frente da Casa pelos próximos dois anos. O trio, eleito no início de 2019, deve se candidatar à reeleição.
WHATSAPP: as notícias do Paraná no seu celular
A ideia é que a convocação para a eleição da Mesa Diretora possa ser feita já a partir de 1º de agosto, e não somente a partir de 10 de outubro, como está previsto hoje no regimento interno da Casa. O objetivo seria evitar uma eleição interna próxima ao pleito municipal, quando eleitores em todo país vão às urnas escolher prefeitos e vereadores.
A antecipação está sendo proposta por meio de um projeto de resolução protocolado nesta terça-feira (14). “Esta eleição [da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa], que ocorre no meio do mandato parlamentar, acontece em ano de eleições municipais. A data atualmente definida no regimento interno acaba gerando alguns problemas para os parlamentares, já que coincide com o período eleitoral em âmbito municipal”, argumentam eles. Traiano está há quase seis anos no comando da Assembleia Legislativa.
Áudios de militares podem inocentar Bolsonaro de suposto golpe de Estado?
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná