O Paraná está investindo atualmente mais de R$ 3 bilhões na ampliação e melhoria da malha rodoviária estadual. A informação é do diretor técnico do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Luiz Carlos de Cristo, que fez uma apresentação online promovida pelo órgão na manhã dessa quarta-feira (18). De acordo com ele, os recursos estão sendo aplicados em uma série de obras que já estão em andamento e projetos a serem executados até 2022.
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Esses investimentos estão divididos em dois programas. O primeiro é o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística do Paraná, viabilizado através de um empréstimo de US$ 235 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com uma contrapartida de US$ 200 milhões do governo estadual. No total, são cerca de R$ 2,2 bilhões que contemplam, além de obras rodoviárias, planos diretores aeroportuários e estudos para ferrovias e modais aquaviários.
O segundo programa é o Avança Paraná, que conta com um financiamento de R$ 1 bilhão do Banco do Brasil para obras de duplicação, implantação de terceiras faixas e recuperação de rodovias. Desse montante, R$ 300 milhões são destinados ao Cremep, programa para recuperação de 2 mil quilômetros de rodovias e que já tem metade das obras executadas. "Esperamos terminar em um ano. Já estamos estudando um novo programa de recuperação, numa modalidade diferente, mais efetiva", diz Luiz Carlos.
Segundo o diretor do DER, as obras em andamento somam R$ 482 milhões (veja algumas delas ao final da reportagem), enquanto as planejadas (em fase de projeto ou licitação) representam R$ 830 milhões. Dessa última relação, destaque para duas: o Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, com extensão de 15,6 quilômetros e investimento de R$ 110 milhões; e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, em Matinhos, no litoral, com investimento de R$ 34,5 milhões.
Projetos para o litoral e corredor central
Outros R$ 50 milhões estão previstos para obras que estão em projeto. Uma delas é a Ponte de Guaratuba, que fará a ligação com o município de Matinhos e aguarda abertura de licitação. Outra é a ampliação da capacidade do corredor central rodoviário do Paraná, um trecho de 262 quilômetros entre os municípios de Pitanga, Campo Mourão e Mauá da Serra. Por fim, Luiz Carlos destaca também a duplicação da PR-412, que liga Matinhos a Pontal do Paraná, no litoral.
Para o ano que vem, o DER já tem planejados mais 33 projetos e obras, que compreendem 1,2 mil quilômetros e investimentos de R$ 90 milhões. "Até alguns anos atrás, as obras de concessionárias representavam a maior parte daquelas realizadas em rodovias do Paraná. Com uma nova visão de gestão, hoje temos uma carteira de investimentos para subsidiar melhorias em todo o estado", conclui o diretor.
Principais obras em execução pelo DER
PR-090: acesso ao contorno de Castro
Extensão: 2,7 km
Valor: US$ 3,7 milhões
PR-912: pavimentação Coronel Domingos Soares/Palmas
Extensão: 27 km
Valor: US$ 14,5 milhões
PR-364: pavimentação São Mateus do Sul/Irati
Extensão: 47 km
Valor: US$ 27,9 milhões
PR-239: pavimentação Pitanga/Mato Rico
Extensão: 43 km
Valor: US$: 22,9 milhões
PR-323: duplicação Paiçandu/Doutor Camargo
Extensão: 20,75 km
Valor: US$ 6,8 milhões
PR-445: duplicação Londrina/Irerê
Extensão: 15,28 km
Valor: US$ 6,7 milhões
PR-092: duplicação Curitiba/Almirante Tamandaré
Extensão: 4,74 km
Valor: R$ 90 milhões
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