O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) abriu nesta sexta-feira (12) envelopes com proposta de conservação dos lotes 1, 4 e 5 das rodovias estaduais do Anel de Integração, cujo contratos de concessão se encerram em menos de um mês, em 27 de novembro.
RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ PELO WHATSAPP
A licitação se refere à manutenção de 964 quilômetros de rodovias, incluindo conservação do pavimento, controle de vegetação nas proximidades, limpeza, recomposição de sinalização e dispositivos de segurança, entre outros. O prazo de cada contrato será de 730 dias. A previsão do governo do estado é de que as novas empresas de pedágio assumam esses serviços no fim de 2022, quando está previsto o início das novas concessões.
O lote 1 dos envelopes abertos nesta sexta é de 153,75 quilômetros de rodovias da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, cujas propostas apresentadas variaram de R$ 15.797.093,74 e R$ 16.259.632,07. O lote 4, que abrange 200,99 quilômetros da Região Noroeste do Paraná, teve propostas entre R$ 19.537.048,20 a R$ 21.121.576,58. Já o lote 5, que tem a menor extensão de todos, com 73,01 quilômetros na Região Oeste, ficou entre R$ 5.249.508,80 a R$ 5.413.451,35.
Os envelopes dos lotes 2 e 3 já haviam sido abertos no início da semana. O lote 2 contempla as estradas dos Campos Gerais e teve propostas entre R$ 29.968.363,94 a R$ 33.208.239,39 para atender 306,48 quilômetros. O lote 3 tem 230,29 quilômetros na Região Norte e as propostas variaram entre R$ 21.200.000,00 a R$ 21.791.080,91.
Com as propostas abertas, a comissão de julgamento da licitação do DER-PR vai avaliar os documentos para publicar o resultado final da classificação dos lotes, abrindo o prazo para recursos. As empresas vencedoras na manutenção das rodovias até a concessão do novo pedágio serão as que apresentarem
A comissão de julgamento da licitação vai analisar todos estes documentos, devendo publicar no Diário Oficial e no portal Compras Paraná o resultado e a classificação final dos lotes, dando início ao período de recursos e contrarrazões. Será declarada vencedora a participante que apresentar proposta de preço mais vantajosa, equilibrando preço e serviço a ser prestado.
Após avaliar os recursos e contrarrazões, e resolver os possíveis resultados destes, terão início os trâmites internos para assinatura dos contratos.
Levantamento do próprio DER-PR aponta que o pavimento das estradas estaduais está 87% em boas condições. Já a manutenção das rodovias federais do Anel de Integração até o início das novas concessões de pedágio fica a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Guincho e ambulância
Já em relação aos socorros mecânicos e médicos nas estradas, o governo do estado já anunciou que esses serviços ficarão com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, respectivamente. Nesta semana, inclusive, o governador Carlos Massa Ratinho Jr (PSD) propôs pagar gratificação especial a militares estaduais da reserva para fazerem esses trabalhos.
Porém, acordo com a Econorte vai permitir a manutenção de guinchos e ambulâncias no trecho de 342,47 quilômetros sem a cobrança de pedágio que a concessionária deixará de administrar. Em troca do serviço no período de um ano, a concessionária deixa de construir um viaduto previsto em contrato na cidade de Jacarezinho, entre a BR-153 e a Rua Fernando Botarelli.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná