O atendimento presencial em postos do Detran-PR em todo o estado, mediante agendamento prévio, será retomado nesta segunda-feira (24), com exceção de três endereços em Curitiba e Londrina. Os postos avançados de Guaporé, em Londrina, e Central e Vila Hauer, em Curitiba, não vão reabrir. Nesses locais continuam funcionando apenas os serviços de foto, biometria e prova teórica, como já vinha acontecendo. Os atendimentos devem ser agendados no site www.detran.pr.gov.br ou pelo 0800 643 73 73 . Continuam exclusivamente online os serviços como emissão de CNH e licenciamento de veículos, recurso de multas, consultas de débitos e pontuação da carteira de habilitação. Confira, abaixo, mais informações sobre os serviços online e os prazos do Detran-PR.
Confira os serviços do Detran-PR que devem ser acessados online
- Renovação da CNH: a solicitação pode ser feita pela internet. A biometria e a foto – obrigatórias no processo de renovação – não serão exigidas. Como medida emergencial o Detran vai usar as informações já existentes no banco de dados.
- Emissão do licenciamento (CRLV): o documento do veículo também pode ser solicitado on-line. O motorista deve apresentar o CRLV-e (versão digital no celular) ou imprimir o documento em uma impressora comum. O documento está disponível no site do Detran, no portal PIA e, ainda, pelos aplicativos Detran Inteligente e Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- Serviços de infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH podem ser feitos digitalmente, direto no portal.
- Permissão Internacional para Dirigir;
- Carteira Definitiva;
- Segunda via da CNH;
- Consulta informações do IPVA;
- Consulta Situação e Débitos do Veículo;
- Consulta Envio da CNH;
- Certidões de veículos;
- Reemissão de guias de CNH;
- Consultar status e pontuação na CNH.
Prazos do Detran-PR também se mantém alterados, devido à pandemia
Os prazos referentes a transferências de veículos, processos para primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), e recursos de multas, suspensão e cassação permanecem prorrogados conforme a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a presença imediata nas unidades para regularização.
- Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação;
- Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses;
- Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos;
- Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião