Começou nesta quarta-feira (17) a instalação da última aduela da Ponte da Integração Jaime Lerner. É um trabalho de precisão que vai, pela primeira vez, conectar os dois lados da ponte que une as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. A expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que toca a obra a partir das duas cabeceiras da ponte, é que o trabalho de construção da estrutura seja finalizado até dezembro de 2022.
A instalação da aduela vai completar o vão de cerca de 6 metros que ainda havia entre as duas extremidades da ponte. A peça tem 28 toneladas, e o processo para colocá-la no lugar correto depende de condições climáticas favoráveis, como ausência de chuvas fortes e ventos intensos. Após esta etapa, devem ser instaladas as estruturas de guarda-corpo nas laterais da ponte. Na sequência, serão instalados os postes de iluminação e concluída a pavimentação da via.
Tráfego de veículos na nova ponte só deve começar em 2023
Mas os primeiros veículos só devem cruzar a ponte em 2023, uma vez que o funcionamento da nova Ponte de Integração está ligado à conclusão da nova rodovia perimetral leste em Foz do Iguaçu. De acordo com o DER-PR, a nova rodovia está com 16,5% das obras concluídas – a medição foi feita neste mês de agosto.
A nova perimetral terá extensão de 15 quilômetros, ligando a Ponte da Integração e a rodovia BR-277. No trajeto estão previstos seis viadutos e duas novas aduanas, uma para a Argentina e outra para o Paraguai. O trecho entre a nova ponte e a rodovia BR-469 (Rodovia das Cataratas) deve ser finalizado até o final de 2022, aponta o DER-PR. Já o trecho restante da pista tem conclusão prevista para 2023.
Segundo o DER-PR, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) está buscando um acordo com a Receita Federal para que o trânsito na ponte seja liberado o mais breve possível. A proposta mais recente, e que atende as solicitações feitas pelos órgãos de controle aduaneiro, prevê a utilização temporária do trecho entre a ponte e a Rodovia das Cataratas para acesso de veículos de carga vazios e com fluxo exclusivo de saída do Brasil. Cercas devem ser instaladas para fechar as laterais do acesso, e estruturas precisam ser montadas na cabeceira da ponte para abrigar os agentes de segurança.
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