Draga Galileo Galilei é de origem belga e foi utilizada na engorda da orla da praia de Balneário Camboriú (SC).| Foto: Divulgação / JAN DE NUL DO BRASIL DRAGAGEM
Ouça este conteúdo

Com a draga Galileo Galilei de volta ao Litoral do Paraná, após período de manutenção no Rio de Janeiro, a dragagem para alargamento da faixa de areia da orla de Matinhos foi retomada. A faixa de areia deve ficar com até 100 metros de largura entre o Pico de Matinhos até o Balneário Flórida. São 4,5 km de extensão onde serão acrescentados cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de areia.

CARREGANDO :)

A dragagem deve ser finalizada em novembro, mas a liberação da praia para uso público ocorre somente após a estabilização da areia, que será confirmada por estudos técnicos. Nos próximos dias, inclusive no feriado da Independência, moradores e visitantes devem ficar atentos às sinalizações de interdições na praia e em ruas da beira-mar.

A interdição ocorre para evitar acidentes em locais próximos aos equipamentos utilizados para as Obras de Recuperação da Orla de Matinhos.

Publicidade

A obra abrange uma série de intervenções, entre engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

O investimento é de R$ 314,9 milhões em um trecho de 6,3 km de extensão (da praia de Caiobá até o balneário Flórida). As obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública, e têm previsão de conclusão de todos os trabalhos no segundo semestre do ano que vem. Porém, a interdição de praia e ruas ocorre de maneira parcial, nos trechos em que ela se faz necessária.

Atenção com as ruas interditadas

A partir desta semana, conforme sinalização, ocorre a interdição total e parcial da via de veículos no bairro Tabuleiro, em Caiobá, no trecho que compreende a Rua Martinho Ramos (esquina com a Avenida Paraná) até a Avenida Beira Mar. Conforme o andamento e o avanço do serviço neste local, equipes da Copel e da Guarda Municipal auxiliam nas orientações, isolamento e segurança.

Equipes do Consórcio Sambaqui e do Instituto Água e Terra (IAT) também acompanham o serviço para que tudo ocorra dentro das normas de segurança e de meio ambiente. No balneário Flórida, em frente ao canteiro de obras na Avenida Beira Mar, também tem interdição de ruas por um período aproximado de dois meses. Nessa região, o desvio pode ser feito pela rua H (no balneário Praia Grande) e pela Rua das Orquídeas (no Balneário Flórida).