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Pato Branco e Arapongas se destacam na demanda pelo Voe Paraná
Arapongas, principal polo moveleiro do país, aumenta a capacidade de receber investimentos| Foto: Jonathan Campos/ AEN

O programa Voe Paraná, do governo estadual, foi retomado após quase dois anos com os aviões parados pela pandemia. E dados de oferta e procura já apontam quais destinos mostram que vieram para ficar, no esforço de ligações mais rápidas dos municípios do interior à capital, e, dali, a outros grandes centros. Pato Branco e Arapongas, que se destacam, tem em comum a demanda do setor empresarial.

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Pato Branco foi a primeira cidade a entrar no programa Voe Paraná e a que mais expandiu a malha aérea. O aeroporto da cidade teve o incremento de cinco rotas operadas pela Aerosul e pela Azul. O município faz conexão com Arapongas, Caçador, Londrina e São Miguel do Oeste com a aeronave Cessna C208, que suporta até 9 passageiros, e a Curitiba com a ATR-72, que tem capacidade para 70 pessoas.

Pato Branco vai licitar melhorias no aeroporto

O secretário de desenvolvimento econômico de Pato Branco, Marcos Cola, conta que a taxa média de ocupação dos voos de Pato Branco hoje até superam o período anterior à pandemia. Também afirma que isso se reflete na ativação da cadeia relacionada às pessoas que embarcam e desembarcam no município.

“Os novos voos impactam diretamente na procura por motoristas de táxi e de aplicativo, pelos serviços de hotelaria e gastronomia”, explica. O secretário também destaca que a grade de voos também consolida a expansão do aeroporto regional de Pato Branco. “Reforça a necessidade de construção de um novo pátio de estacionamento e da expansão de pistas para os aviões”, finaliza. O projeto de ampliação do aeroporto está sendo licitado.

Antes do programa Voe Paraná ser implantado, o aeroporto grande mais próximo de Pato Branco, até então, era o de Cascavel, a cerca de 200 km de distância. O gerente de operações da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, conta que o município era, provavelmente, o que mais precisava da implantação do programa. “Pato Branco tem um dos maiores PIB per capita do Paraná, além de um IDH alto, muita indústria e um polo de inovação. Precisava dessa conexão direta com Curitiba”.

Polo moveleiro "ocupa" os novos voos em Arapongas 

Quase todos os destinos de Curitiba pelo programa têm 3 voos de ida e 3 de volta da capital. Mas Arapongas se destaca com 8 voos por semana, 4 de ida e 4 de volta, distribuídos entre segunda, quarta, sexta-feira e domingo. O município já tinha voltado a fazer, desde o segundo semestre de 2021, rotas com Pato Branco, Caçador e Curitiba, através da aeronave pequena Cessna C208.

Arapongas é o maior polo moveleiro do Brasil. Na retomada dos voos, o prefeito do município, Sérgio Onofre, afirmou que “o programa cumpre com as necessidades dos passageiros, em especial dos empresários" desse setor.

Na mesma linha, o gerente de operações da Fiep pontua que as novas conexões podem atrair ainda mais investimentos ao polo moveleiro. “Além dos empresários que precisam fazer negociações em Curitiba, há demanda de técnicos e compradores que transitam entre a capital e Arapongas, visitando as grandes feiras de móveis, por exemplo. Ter um bom aeroporto atrai investimentos de grandes empresas e fortalece a região”, enfatiza Mohr.

Foz e Curitiba, hubs logísticos do transporte aéreo no estado

O Voe Paraná inseriu mais 68 voos por semana em janeiro deste ano, ligando Curitiba a mais 11 municípios do estado. Chegando à capital, os passageiros podem se conectar a 20 novos destinos, entre eles Rio de Janeiro, Campinas, Guarulhos, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Campo Grande. Em abril, serão reinaugurados os voos de Curitiba para Buenos Aires, na Argentina, com quatro partidas semanais.

O governo espera que a consolidação de novas rotas aéreas em cidades menores seja um indutor do desenvolvimento em todo o Paraná. O secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, diz que o programa prevê melhorias nos maiores aeroportos do estado.

"Com a terceira pista em Curitiba e a ampliação do aeroporto de Foz que fizemos antes mesmo da concessão, nós viabilizamos dois grandes hubs logísticos: o Aeroporto Afonso Pena, consolidando-o como grande hub nacional e o aeroporto de Foz do Iguaçu, com voos diretos internacionais para a terra das cataratas", afirma Sandro Alex.

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