• Carregando...
Eleição na UFPR vai definir reitor e vice-reitor para gestão entre 2024 e 2028.
Eleição na UFPR vai definir reitor e vice-reitor para gestão entre 2024 e 2028.| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

As chapas encabeçadas pelos professores Marcos Sunye e Fernando Mezzadri vão disputar o segundo turno eleição que está escolhendo o novo titular da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sunye e sua vice, Camila Fachin, da Chapa 3–Movimento UFPR, receberam 44,03% dos votos. Mezzadri e sua vice, Cristina Rodrigues, da Chapa 2–Avança UFPR, receberam 29,78% dos votos. O segundo turno está marcado para os dias 18 e 19.

A chapa mais votada no primeiro turno foi formada em oposição à atuação gestão da universidade. Marcos Sunyê é professor do Departamento de Informática. Ele forma o grupo com a atual coordenadora do curso de Medicina, Camila Fachin, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

A segunda colocada foi a chapa apoiada pelo atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca. O professor Fernando Mezzadri é o atual pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças. A professora do Departamento de Pediatria Cristina Rodrigues é candidata a vice-reitora.

A Chapa 1, formada pela atual vice-reitora e professora do Departamento de Engenharia Florestal, Graciela Muniz, e pelo professor do Departamento de Matemática, Alexandre Trovon, foi a que recebeu menos votos – foram 26,18% do total.

Diretores de sindicato fizeram boca de urna durante eleição da reitoria na UFPR

A apuração da Consulta Paritária começou logo após o fim do período de votação, encerrado às 19h desta quarta-feira (11). O processo de escolha foi feito de forma online, mas ainda assim houve registro de boca de urna.

De acordo com a Comissão Paritária de Consulta (CPC), composta por representantes da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), do Diretório Central dos Estudantes da UFPR (DCE-UFPR) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no estado do Paraná (Sinditest-PR), diretores do próprio sindicato foram flagrados fazendo propaganda para uma das chapas.

“De acordo com o Artigo 21, do Regimento de Consulta, é vedada a prática da boca de urna durante o período de votação, o que foi amplamente recomendado a toda a comunidade acadêmica. A CPC lamenta que os dirigentes sindicais tenham desrespeitado as normas vigentes e reitera o seu comprometimento com a ética e lisura em todo o processo da Consulta Paritária”, afirma uma nota pública de repúdio da comissão.

Vencedor na eleição da reitoria da UFPR vai encabeçar lista tríplice

Pelas regras da eleição na UFPR, somente será declarada vencedora a chapa que alcançar maioria simples, 50% mais um voto. Como nenhuma das três chapas concorrentes alcançou esse percentual, é necessário um segundo turno.

O nome mais votado encabeçará uma lista tríplice a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a formalização da nova reitoria. Pela tradição, as chapas perdedoras retiram-se da disputa e os nomes seguem para a lista apenas com valor apenas formal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]