Após uma nova alta nos casos de Covid-19, o governo do Paraná editou, nesta terça-feira (25), um novo decreto de restrição de comércio, serviços e atividades no estado. O texto amplia o horário do toque de recolher e da lei seca no estado e reduz o período de funcionamento dos supermercados, lojas, shoppings e restaurantes. As regras começam a valer às 5 horas da manhã desta sexta-feira e se estendem até o dia 11 de junho.
As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
De acordo com o texto, o toque de recolher no Paraná passa a valer das 20 às 5 horas da manhã seguinte (antes era das 21h às 5h). Neste horário, também ficam proibidos venda e consumo de bebidas alcoólica em locais de uso coletivo. O novo texto também altera horário de supermercados, que só podem funcionar das 8 às 20 horas (anteriormente, eles não precisavam atender as regras do toque de recolher), de segunda a sábado e com limitação da capacidade em 50%. Os serviços de entrega seguem permitidos sem restrições.
O novo decreto reduz ainda em duas horas os horários das atividades comerciais de rua não essenciais e das galerias e centros comerciais: eles podem funcionar das 9 às 18 horas, com limitação de 50% de ocupação. Os shoppings centers estão liberados das 11 às 20 horas, também com limitação de 50% da capacidade. Nenhuma destas atividades pode operar aos domingos.
Ainda de acordo com o texto, bares, restaurantes e lanchonetes estão liberados das 10 às 20 horas, com ocupação máxima de 50%, de segunda a sábado. No domingo, atendimentos no salão estão proibidos (entrega e retirada, no entanto, seguem permitidas). As academias podem funcionar das 6 às 20 horas, com até 30% da ocupação (exceto aos domingos),
Serviços e atividades essenciais, classificação que engloba farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento. Já os serviços que causam aglomeração, como shows e eventos, seguem suspensos.
A alteração no texto vem como uma resposta ao aumento de casos no estado. Nesta terça-feira o Paraná registrou 5.308 novos casos de infecção pelo coronavírus e mais 101 mortes em decorrência da Covid-19. Os dados de evolução apontam um momento de atenção no estado. No total, o Paraná registra 1.061.876 casos e 25.519 mortes desde o início da pandemia.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião