Região Sudeste concentra 85,18% dos casos de roubos de carga no Brasil.| Foto: Divulgação / PRF
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Dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística mostram que somente em 2022 o roubo de cargas causou mais de R$ 1,2 bilhão em prejuízos ao país. A pesquisa da entidade também mostra que naquele ano o número de ocorrências de roubo de cargas em todo o Brasil foi 9,1% menor do que em 2021 – mesmo assim, foram mais de 13 mil furtos de cargas registrados no período.

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Segundo o levantamento, o Sudeste é a região do Brasil com mais ocorrências de roubo de carga, somando 85,18% dos casos. Os estados com os maiores números de registros foram São Paulo, com 45,23%, e Rio de Janeiro, com 31,32%. Depois, por região, vêm o Sul, com 6,12%, seguido pelo Nordeste, com 4,66% e Centro-Oeste com 2,81%. Por fim, o Norte responde por 1,23% dos casos.

Para tentar reduzir esses números e colaborar com uma melhor organização das informações relativas ao problema, o Instituto Carga Segura (ICS) está promovendo, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o curso Inteligência, Tecnologias e Inovações no Combate ao Roubo de Cargas e Prevenção de Acidentesas inscrições podem ser feitas pela internet.

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Entre os temas abordados no curso, que será realizado nos dias 20 e 27 de outubro e 10 de novembro, estão a utilização da inteligência em fontes abertas, registro de ocorrência policial e procedimentos iniciais; fraudes na operação de carga; papel institucional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias estaduais e guardas municipais; impacto econômico e visão macro do roubo de cargas, análise de vínculo e ferramentas de inteligência; segurança viária e prevenção a acidentes, entre outros temas.

Profissionais precisam se atualizar com as novas tecnologias de segurança no transporte de cargas

Um dos objetivos do curso, explica Julio Cezar dos Reis, ex-Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná e presidente do ICS, é criar uma rede colaborativa para trocar conhecimento entre os profissionais que atuam nos setores e atividades ligados direta ou indiretamente à logística de cargas. Segundo ele, é preciso atualizar e capacitar esses profissionais em relação à gama de novas tecnologias de segurança no transporte de cargas.

“Alguns exemplos são roteirizadores de cargas, rastreadores de frotas, softwares de gestão de transporte e logística, com o sistema TMS, além da telemetria e da Business Intelligence. Por isso, os profissionais que atuam na logística de cargas precisam de atualização constante, para conhecer, avaliar e trocar informações sobre as opções mais adequadas para cada negócio”, explicou o presidente do ICS.

No Paraná, de acordo com Reis, as regiões de Paranaguá, São José dos Pinhais e Curitiba concentram a grande maioria das ocorrências de roubo de carga. "Em Paranaguá, a grande movimentação de cargas no porto acaba atraindo os bandidos. Curitiba e região metropolitana fazem parte de um entroncamento logístico que interliga São Paulo e o sul do Brasil, algo que também explica a concentração das ocorrências de roubo de carga", avaliou.

PRF destaca importância de parceria entre poder público e entidades privadas no combate aos roubos de cargas

Fernando César Oliveira, superintendente da PRF no Paraná, destacou que a Polícia Rodoviária Federal mantém o combate a crimes como furto e roubo de cargas entre as suas prioridades, mas entende que eventos como este são de extrema importância para discutir o problema do roubo de cargas no Estado, em conjunto com os diferentes atores envolvidos no assunto, o que inclui as empresas de transporte, de rastreamento, de segurança privada, seguradoras, entre outras. “Somente com esse tipo de cooperação, entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, vamos conseguir avanços significativos para ampliar o nível de segurança nas rodovias brasileiras”, disse.

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Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]