Operação da Polícia Civil mira empresas fornecedoras da Sanepar na região de Curitiba| Foto: Fábio Dias / EPR/Ilustração
Ouça este conteúdo
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

A operação "Conexão", deflagrada na manhã desta terça-feira (11) pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil do Paraná, tem como alvo 16 empresas fornecedoras da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), suspeitas de fraudes em licitações.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Foram cumpridos 16 mandados judiciais de busca e apreensão em quatro municípios na região metropolitana de Curitiba e na capital paranaense.

Publicidade

Há suspeita de que integrantes de uma mesma família comandavam o esquema para abertura destas empresas para participar de licitações, fraudando certames e entrega de produtos.

A Sanepar, no entanto, seria vítima do grupo alvo da operação e teria aplicado penalizações administrativas, entre elas a vedação à participação de novas disputas com o poder público. Mas as suspeitas são de que outras empresas foram abertas pelo mesmo grupo para fraudar o sistema de concorrência pública.

A Sanepar informou em nota que não é parte no processo e colabora com a investigação, que denunciou o esquema assim que identificou irregularidades. Segundo a Polícia, as empresas do grupo teriam de entregar itens em PVC, quando na verdade entregavam, em material de qualidade inferior, de polietileno.

Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, crimes contra licitações e contratos administrativos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade