Depois de mais de 50 horas ininterruptas de trabalho no deslizamento que atingiu o km 669 da BR-376, equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris Litoral Sul conseguiram avançar na limpeza da pista sentido norte. Segundo o governo do Paraná, o trabalho ocorreu durante toda a madrugada desta quinta-feira (1) e já retirou cerca de 7 mil metros cúbicos de terra.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Não foram divulgadas informações a respeito de novas vítimas localizadas durante a operação, mas as autoridades dizem que o número estimado de desaparecidos foi reduzido para menos de 30 pessoas devido à quantidade de veículos encontrados ser menor que as projeções iniciais. Mesmo assim, ainda não é possível especificar com exatidão quantos veículos e vítimas seguem soterrados.
Agora, o trabalho continua na região mais sensível da ocorrência, onde a lama deslocou carros e carretas. Segundo o governo estadual, a área conta com aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e o volume de terra que precisa ser removido é de cerca de 5 mil metros cúbicos.
A ação tem auxílio de bombeiros, cães treinados e o uso de guinchos e caminhões que abrem o acesso às áreas de busca. Também ocorre serviço de drenagem dos pontos alagados na tentativa de reduzir o risco de novos desmoronamentos. Na última quarta-feira (30), engenheiros e geólogos localizaram 10 pontos de deslocamento de terra em locais próximos ao km 669.
O que tranquiliza as equipes é a melhora nas condições do tempo na região, já que a previsão para esta quinta-feira é de estabilidade, com previsão de chuva apenas no final da tarde e noite, permitindo avanço nos serviços de limpeza, busca e resgate.
Informações a respeito de desaparecidos
Familiares e amigos de pessoas que possam estar desaparecidas na área do deslizamento devem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, é possível obter outras informações a respeito da operação pelo telefone 0800-282-8082.
BR-277 está parcialmente liberada
Enquanto o trânsito segue totalmente bloqueado na BR-376 e sem previsão para liberação, a BR-277 foi reaberta para permitir o acesso ao Litoral. A rodovia também foi atingida por deslizamentos no início da semana e o fluxo de veículo foi retomado parcialmente na tarde desta quarta-feira (30).
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná