O estado do Paraná tem hoje 419 leitos de UTI e 1.108 de enfermaria separados para tratar exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus. O número leva em conta somente a estrutura acessível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, há ainda a rede hospitalar particular, na qual cada hospital é livre para gerenciar a quantidade de leitos que reserva ou não para atendimento exclusivo à doença - cujos números seguem subindo.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
As vagas disponíveis pelo SUS parecem atender a demanda atual, já que, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (9), 68 paranaenses estão internados em UTIs em consequência de Covid-19, e outros 49 ocupam leitos clínicos. Apesar de apresentar os números gerais, fato é que a Secretaria de Saúde diz não saber quantos destes 68 pacientes ocupam UTIs do SUS e quantos ocupam a rede privada. O mesmo ocorre com os pacientes internados em enfermarias.
Além destes casos confirmados, há 346 em investigação. Parte dessas pessoas que aguardam o resultado dos exames laboratoriais está internada, mas o Paraná, que ganhou o rótulo de um dos estados com menos transparência na publicação de dados do coronavírus, também não divulga a estimativa de quantas destas suspeitas ocupam leitos na rede pública.
“Maratona” por mais vagas em UTI
Apesar de não disponibilizar os dados de ocupação de leitos do SUS, o Paraná tem anunciado a busca por aumentar a disponibilidade destes locais para enfrentar a doença. Quando os primeiros casos chegaram ao estado, o governo contingenciou cerca de 300 vagas em UTI pra uso exclusivo de pacientes com Covid-19 pela rede pública.
Nesta semana, o estado financiou a abertura de mais 66 leitos de cuidado intensivo nos hospitais universitários de Londrina (36), Maringá (10), Ponta Grossa (10) e Cascavel (10), além da separação de mais 52 vagas de UTI no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Somando as unidades inicialmente contingenciadas com as novas, chegamos aos 419 leitos do SUS atualmente.
O governo afirma ainda que possui capacidade orçamentária para contratar mais de 600 novos leitos de UTI para o SUS, totalizando pouco mais de 1.100 leitos de cuidado intensivo no estado, mas depende da chegada de equipamentos como respiradores – que estão em falta no mundo todo. Das novas vagas previstas, 80 serão abertas quando forem finalizadas as obras de três hospitais regionais, em Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba. As construções, segundo o governo, devem acabar em até 45 dias.
Números da Covid-19 no Paraná
De acordo com o boletim desta quinta-feira (9), o Paraná já soma 621 infectados pelo coronavírus e 24 mortes pela doença. Entre os mais de 600 confirmados, 114 pessoas já se recuperaram e 117 estão em hospitais. As demais, permanecem em isolamento domiciliar. Outras 346 pessoas aguardam o resultado do exame.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná