Bloqueios à passagem de veículos têm sido medida recorrente e preventiva a novos deslizamentos de terra na Estrada da Graciosa.| Foto: Divulgação/DER-PR
Ouça este conteúdo

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) anunciou que a turística Estrada da Graciosa será reaberta ao meio-dia desta sexta-feira (17). A rodovia que liga Curitiba a Morretes e Antonina, no litoral do Paraná, foi interditada nos dois sentidos pela última vez na noite de quarta-feira (15) como medida preventiva, após registro acumulado de 300 milímetros de chuva. As condições climáticas poderiam provocar novos deslizamentos de terra pela Estrada da Graciosa.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o DER, uma equipe de conservação fez a limpeza do sistema de drenagem da rodovia, “garantindo o adequado escoamento da água das chuvas que está descendo a Serra da Graciosa”. Os dispositivos, na maioria sarjetas de pedra ao lado das pistas, também foram atingidos pelos escorregamentos recentes, acumulando terra e vegetação.

Publicidade

“O DER-PR permanece monitorando a pluviometria do trecho, com novas interdições sendo realizadas em dias de chuvas intensas ou após vários dias de chuvas ininterruptas. A medida tem caráter preventivo, visando garantir a segurança de usuários da via, uma vez que os recentes escorregamentos de terra foram registrados em ocasiões semelhantes”, afirma o órgão.

A Estrada da Graciosa passa por serviços de manutenção, desde que foi atingida por deslizamentos de terra, registrados no fim do ano passado e em janeiro deste ano. Foram registrados danos inicialmente nos quilômetros 7, 8, 11 e 12,. A perspectiva do DER-PR é de concluir a maioria dos serviços de contenção até maio, prazo que pode ser prolongado, a depender das condições climáticas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]