Um grupo de estudantes do Paraná desenvolveu um protótipo de garagem fotovoltaica para a recarga de carros elétricos. O projeto acadêmico envolveu estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da área automotiva do Senai Paraná e teve a parceria das empresas Renault, Weg, Brafer e ABR Energia.
Cadastre-se e receba as notícias do PR no celular
O projeto integra um conjunto de estudos de eletromobilidade que envolvem não apenas o desenvolvimento de carros elétricos e seus componentes, mas a questão de infraestrutura de recarga e produção de energia limpa.
A garagem está instalada no Complexo Industrial Ayrton Senna, sede da fábrica da Renault em São José dos Pinhais, e foi inaugurada na última semana. Pode gerar 8,67 MWh/ano, quantidade que permite a recarga de até 167 baterias de diversos veículos elétricos como é o caso do novo Zoe E-Tech, fabricado pela montadora na Europa e importado para o Brasil, e que foi utilizado no projeto acadêmico. Isso representa a possibilidade de rodar até 60 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2 no meio ambiente.
O professor do Senai e orientador do trabalho acadêmico, Rodrigo César Raimundo, explica que o tempo de recarga do carro é de duas horas e 40 minutos. Com a carga completa, o veículo percorre 385 quilômetros. “Já é uma boa performance e isso pode melhorar ainda mais com o aprimoramento de sistemas mais potentes”, diz o professor.
A Renault informa que a garagem fotovoltaica é um primeiro protótipo e que o projeto segue em desenvolvimento. Ainda não há informações de quando a garagem poderá ser fabricada em escala comercial.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião