A Gazeta do Povo promove na manhã desta terça-feira (28) mais uma edição do Summit 2024, que abordará a produção responsável de alimentos sustentáveis. Realizado em parceria com o Sistema da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e com o movimento SomosCoop, os debates sobre o tema acontecem no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Apoiado pelo Governo do Estado do Paraná, o evento será aberto aberto pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e contará com uma mesa redonda, palestras e painéis com especialistas do agronegócio, técnicos de cooperativas e representantes de universidades e instituições parceiras para debater estratégias voltadas à promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. Serão ressaltadas a importância da colaboração entre os diversos agentes do setor agropecuário e apresentadas iniciativas práticas que já estão em vigor no Paraná.
Durante o evento, será apresentada a proposta de Certificação Paraná Cooperativo. A programação inclui discussões sobre o Plano Safra 2024/2025, manejo do carbono para sistemas de produção rentáveis, iniciativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como o Programa Soja Baixo Carbono, e exemplos de projetos já em operação em cooperativas paranaenses.
Entre os destaques estão o Programa Fazenda Sustentável da Frísia, o Programa Agrária de Gestão Rural da Agrária, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta da Cocamar, e as Boas Práticas Agrícolas e Desempenho Econômico da Fundação ABC. No painel sobre Assistência Técnica, a Coamo abordará a produção agrícola, a C.Vale focará na integração avícola, e a Castrolanda discutirá agricultura de precisão.
Silvio Krinski, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, explica que o objetivo do evento é apresentar casos concretos em funcionamento no Paraná. Ele destaca que nas 62 cooperativas paranaenses, cerca de 3,7 mil técnicos agrícolas e pecuários estão envolvidos nesse modelo produtivo. “A assistência técnica e o suporte oferecido são os grandes diferenciais do cooperativismo”, diz Krinski.
Ao final, está previsto o lançamento do livro Assistência Técnica e Pesquisa nas Cooperativas Paranaenses, elaborado pela Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) da Ocepar, com a colaboração das cooperativas. A publicação oferece um panorama da produção agropecuária no Brasil e no Paraná, revisita a história da extensão rural e da pesquisa agropecuária, e destaca a importância do cooperativismo, especialmente na assistência técnica aos produtores cooperados.
Sequência de debates sobre o futuro econômico do estado
Este é o terceiro evento promovido pela Gazeta do Povo para tratar do futuro econômico do Paraná. Em agosto do ano passado, o primeiro encontro teve debates sobre infraestrutura. Em outubro, por sua vez, outro debate abordou oportunidades de crescimento do agronegócio sustentável do Paraná.
Programação completa
O evento ocorre das 9h às 18h, no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba.
Após a abertura, ocorrerá no período da manhã uma mesa redonda mediada pelo jornalista Marcos Tosi, da Gazeta do Povo. Os convidados são Natalino Avance de Souza, secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná; José Roberto Ricken, presidente da Ocepar; Etore Baroni, consultor em gerenciamento de riscos na INTL - FCStone do Brasil; e José Pio Martins, economista e colunista da Gazeta.
No período da tarde, após o almoço, a programação segue com palestras e painéis sobre sustentabilidade:
- 13h30 – João Carlos Sá, doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, fala sobre o manejo do carbono para o desenvolvimento de sistemas de produção rentáveis;
- 14h – Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, fala sobre o programa Soja Baixo Carbono;
- 14h30 – Painel 1, sobre sustentabilidade, com as cooperativas Frísia e Agrária;
- 15h30 – Painel 2, sobre boas práticas agropecuárias, com a cooperativa Cocamar e a Fundação ABC;
- 16h30 – Painel 3, sobre assistência técnica, com as cooperativas Coamo, C.Vale e Castrolanda.
- 17h30: Lançamento do livro Assistência Técnica e Pesquisa nas Cooperativas Paranaenses
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião