O ex-prefeito e o ex-presidente da Câmara Municipal de Piên Gilberto Dranka e Leonides Maahs foram absolvidos da acusação de terem planejado o assassinato de Loir Drêveck, prefeito eleito em 2016 para comandar a cidade. Eles passaram por um júri popular, que começou na última terça-feira e acabou na madrugada deste domingo (26).
As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp
Outros dois réus no mesmo julgamento foram condenados por homicídio triplamente qualificado. Um deles recebeu uma pena de 36 anos de prisão. O outro, que tinha antecedentes criminais à época do assassinato, recebeu uma pena maior, de 48 anos de prisão.
Loir Drêveck tinha 52 anos quando viajava com a família para Santa Catarina pela PR-420 em dezembro de 2016. No caminho, ele foi baleado na cabeça por um homem que estava em uma motocicleta. Drêveck chegou a ser internado, mas morreu três dias depois.
No mês seguinte, Dranka foi preso sob a suspeita de ter planejado a morte de Drêveck, recém-eleito para comandar a Prefeitura de Piên. Assim como Maahs, Dranka também foi apontado como autor intelectual do assassinato. No dia em que foi preso, Dranka foi encontrado pela polícia escondido no forro da própria casa.
Dranka vinha respondendo ao processo em liberdade, monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele tentou voltar ao cargo de prefeito nas eleições de 2020, mas obteve apenas 39% dos votos válidos.
O advogado Samir Assad, da assistência de acusação da familia Drêveck, disse ao g1 que os familiares vêem “com serenidade a decisão do conselho de sentença que optou pela condenação de dois dos quatros acusados” e que vai aguardar eventual recurso do Ministério Público para a tomada das medidas jurídicas cabíveis.
A reportagem busca contato com os advogados dos réus absolvidos no julgamento.
- Após sofrer atentado a tiros, prefeito eleito de Piên morre em hospital
- Ex-prefeito de Piên é suspeito em assassinato de prefeito eleito
- Ex-prefeito de Piên tenta se esconder no forro de casa; assista
- Prefeito eleito de Piên foi morto em complô entre políticos, diz Polícia Civil
- Político denunciado pelo homicídio do prefeito é pré-candidato à prefeitura de Piên
- Candidato novamente, ex-prefeito de Piên irá a júri popular por morte de sucessor
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião