Uma explosão na unidade da cooperativa C.Vale em Palotina na tarde desta quarta-feira (26) deixou dois mortos. Outras duas pessoas feridas na explosão foram encaminhadas para hospitais da cidade. De acordo com informações do Samu local, nove pessoas estariam desaparecidas, soterradas sobre os escombros - as primeiras informações davam conta de quatro mortos, quatro feridos e 27 desaparecidos, mas o número foi atualizado durante a noite pelo Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O acidente ocorreu por volta das 17h em um túnel de transporte de cereais. A estrutura estaria passando por uma manutenção quando houve a explosão. O estrondo foi sentido a quilômetros de distância da unidade da cooperativa. Além do barulho, moradores da cidade também relataram tremores, o que fez com que as casas mais próximas à cooperativa fossem evacuadas. De acordo com informações da RPCTV, vidros de janelas de casas localizadas no centro de Palotina, a cerca de 9 quilômetros da unidade da C.Vale, quebraram com a onda de choque provocada pela explosão.
Ao todo, 11 viaturas, 35 militares do Corpo de Bombeiros e também a equipe do canil do 4⁰ Grupamento de Bombeiros, utilizando cães de busca e resgate, atuaram na operação. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Cel. Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, determinou o deslocamento de mais três equipes com cães de busca de Curitiba e de outras unidades do interior do Estado para apoio na busca pelos desaparecidos.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comunicou que está em alerta para o apoio operacional e de assistência nas unidades e estruturas hospitalares do Estado para atender as vítimas da explosão em Palotina. A Sesa confirmou que está auxiliando o município por meio da Regulação de Leitos na transferência e encaminhamento de pacientes. "Até às 20h a Regulação registrou a transferência de um paciente para a Policlínica de Cascavel e aguarda novas demandas por parte do Hospital Municipal de Palotina. A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos", completa a nota.
A C.Vale conta com unidades no Paraná e nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cooperativa também tem uma unidade no Paraguai, voltada para os produtores de soja. No sul do país, a C.Vale é a 5ª maior cooperativa em volume de vendas - no Paraná, ocupa a segunda posição.
Confira a íntegra da nota publicada pela direção da C.Vale
A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas. No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento. Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião