As exportações de granéis pelo Porto de Paranaguá devem crescer 53,7% neste último trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os embarques de soja (em grão e em farelo), milho e açúcar devem totalizar 6.602.000 de toneladas de outubro até dezembro. Em 2021, no mesmo período, foram 4.294.259 toneladas. A informação é da Portos do Paraná, empresa que administra o Porto de Paranaguá.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“A diferença está, principalmente, nos volumes esperados para os embarques de milho”, comenta o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior. Segundo ele, o produto tem chegado em grandes volumes e a tendência é que assim siga até o final do ano.
O analista da Safras & Mercado, Paulo Molinari, explica que está havendo uma grande demanda pelo milho produzido no Paraná pelos países europeus que perderam boa parte de suas safras por conta de problemas climáticos. “Praticamente toda a Europa teve quebra de safra”, diz ele.
Segundo o analista, a exportação maior de milho pelo Estado parece ser uma retomada do fluxo normal de escoamento. “Estamos embarcando mais milho este ano em comparação com 2021 pelo fato de no ano passado ter ocorrido uma forte quebra da safrinha aqui no Paraná, o que reduziu os volumes de exportação na época”, comenta. De acordo com Molinari, neste ano o Estado tem milho suficiente para atender a demanda interna até janeiro e também exportar.
Destino das exportações
O milho exportado pelo Porto de Paranaguá tem como principais destinos Irã, Egito e Japão. O farelo de soja vai, principalmente, para Holanda, Alemanha e Coreia do Sul. Os principais países de destino da soja são China, Coreia do Sul e Irã. E do açúcar, Canadá, Argélia e Irã.
De acordo com informações do porto, devem ser embarcadas neste último trimestre do ano 2.609.000 toneladas de milho, 1.865.000 toneladas de farelo de soja, 1.128.000 toneladas de soja em grão e mais 1 milhão de toneladas de açúcar a granel.
Para comparação, de outubro a dezembro do ano passado, foram carregadas 124.604 toneladas de milho; 1.018.014 toneladas de farelo de soja; 1.412.521 toneladas de soja em grão; e 1.153.948 toneladas de açúcar a granel.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná