O ex-deputado estadual Duílio Genari faleceu na noite desta quinta-feira (2), aos 85 anos, em Toledo, no oeste do Paraná, onde residia há 70 anos. Ainda durante a noite, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o prefeito de Toledo, Beto Lunitti (MDB), decretaram luto oficial de três dias.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Duílio tinha uma longa caminhada política. Foi vereador, prefeito e deputado estadual em 50 anos de vida pública. Nascido na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, em 10 de maio de 1937, Duílio Genari mudou-se com a família para o oeste paranaense, aos 15 anos, durante o período e colonização daquela região.
Casado com Azélia e pai de três filhos, Duílio ingressou na Câmara de Vereadores de Toledo em janeiro de 1973 para não mais deixar a vida pública. Em 1975 foi eleito presidente do Legislativo e em 1976 se elegeu prefeito de Toledo, município que administrou de 1977 a 1982.
Em maio de 1982 assumiu como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Em 1986, ficou na 1ª suplência e assumiu a vaga em março de 1990, permanecendo até agosto daquele ano, quando então disputou a eleição pelo PFL e foi eleito. Duílio Genari se reelegeu quatro anos mais tarde, já pelo PP. No fim de 1995, filiou-se ao PPB e ocupou o cargo de líder da bancada em 1996.
Em 1998, conquistou o quarto mandato como deputado estadual e, nas eleições 2002, repetiu o desempenho eleitoral e manteve a cadeira no Legislativo estadual. Seu sexto mandato chegou nas eleições de 2006 (2007 a 2011).
Duílio Genari foi cidadão honorário dos municípios de Toledo, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Iguatu, Maripá, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes e Tupãssi. Na Legislatura encerrada em 31 de janeiro de 2011, foi presidente da Comissão de Tomadas de Contas e vice-presidente da Comissão de Fiscalização. Despediu-se da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná em 2014.
O corpo de Duílio Genari foi velado no Paço Municipal de Toledo.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião