A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou na última segunda-feira (27) a autorização para a construção de mais um ramal ferroviário da Ferroeste. O ramal entre Guarapuava e Paranaguá é o quarto e último dos ramais cujas autorizações forma solicitadas pelo Governo do Paraná junto à Agência Reguladora. Os outros três ramais (Cascavel – Chapecó, Cascavel – Foz do Iguaçu e Dourados – Maracaju) já haviam sido autorizados no último dia 09. Com isso, o projeto da Nova Ferroeste, com todos os seus ramais, está liberado pela ANTT para ser licitado na Bolsa de Valores, o que o governo pretende fazer no segundo trimestre de 2022.
A autorização (novo modelo de concessões aprovado para ferrovias) dos ramais era fundamental para viabilizar o projeto de concessão da Ferroeste, uma vez que, em grande parte, são os ramais que vão garantir o transporte das mercadorias até o traçado principal para o escoamento da produção para o porto de Paranaguá. Hoje, o traçado da Ferroeste vai de Cascavel a Guarapuava. Quando concluída, a linha férrea terá 1.304 quilômetros ligando Maracaju (MS) a Paranaguá (PR).
O ramal entre Guarapuava e Paranaguá tem 407 quilômetros e vai transpor dois grandes gargalos no transporte ferroviário paranaense, com a construção de novas descidas da Serra da Esperança, no município de Inácio Martins e na Serra do Mar, entre São José dos Pinhais e Morretes.
Dividido em dois lotes – (Bolsa Nova - Paranaguá e Guarapuava – Balsa Nova) o projeto prevê R$ 9,6 bilhões em investimentos e um tempo estimado de construção de 5 anos para o primeiro lote (que será o primeiro a ser executado) e mais três anos para o segundo lote. Toda a obra já será executada pela empresa vencedora do leilão de concessão.
Vencida a questão dos ramais, o Governo do Paraná aguarda, agora, a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental pelo Ibama, para, posteriormente, promover audiências públicas sobre a concessão e, após essas etapas, elaborar o edital para a licitação, que pretendo promover no segundo semestre de 2022.
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