Após o resultado do primeiro leilão de concessão de rodovias do novo modelo de pedágio no Paraná, concluído nesta sexta-feira (25) com o pregão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, o governo paranaense e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) preparam outros cinco lotes a serem licitados, totalizando cerca de R$ 50 bilhões de investimentos nas estradas estaduais e federais.
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O próximo leilão já tem data marcada. O Lote 2, que vai à leilão na B3 no dia 29 de setembro, é considerado o mais importante por ligar todo o estado ao Porto de Paranaguá e ao litoral, no trajeto de escoamento da produção do interior.
Esse lote tem uma extensão de 600 km e corresponde às ligações entre Curitiba-Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, Jaguariaíva-Ourinhos (na divisa com São Paulo) e Ourinhos-Cornélio Procópio.
Aos poucos, o cronograma dos outros quatro lotes se desenha com publicação de editais e a realização de leilões em 2024. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os lotes 3 e 6 serão encaminhados para análise do Tribunal de Contas (TCU) até o fim de setembro, ao contrário do que era esperado por entidades do setor produtivo, que acreditavam que os lotes 3 e 4 seriam os próximos na fila do novo pedágio no Paraná.
A colocação do Lote 6 na próxima etapa foi um pedido do Governo do Estado por envolver rodovias nas regiões oeste e sudoeste, onde estão as maiores produtoras do agro paranaense. A expectativa, segundo Renan Filho, é que os editais sejam publicados no início do próximo ano.
O Lote 3 vai de Ponta Grossa, segue até Arapongas e Londrina, no norte do estado, até a divisa com São Paulo. Ele reúne trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km.
Já o Lote 6 reúne trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km passando pelos municípios de Foz do Iguaçu, Cascavel (oeste), Guarapuava (central), Francisco Beltrão e Pato Branco (Sudoeste).
“Após a avaliação prévia do TCU do que desenhamos para os próximos lotes, teremos o edital no começo do ano que vem, os outros dois lotes (4 e 5) vamos elucidar nos próximos dias”, afirmou Renan Filho.
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou que os movimentos e planejamento do cronograma ocorrem de forma conjunta ao Ministério do Transportes.
“O segundo lote é talvez o mais importante dos seis, é o eixo que vai ao Porto para escoamento da produção, com volume de tráfego que tem todos os dias. Além disso, os lotes 3 e 6 compreendem duas regiões muito importantes para produção com volume gigantesco de fluxo de caminhões e carros por dia, mas temos que entender o apetite do mercado, a expectativa que tenham interessados”, afirmou.
A expectativa de analistas de mercado é que os próximos leilões tenham um número similar de concorrentes, sem grandes disputas, a exemplo do que ocorreu nesta sexta-feira, quando o Grupo Pátria arrematou o lote. “Pra gente não interessa se é pato ou pata, queremos o ovo, o ovo é boa empresa e bom desconto. Está entregue o resultado que era esperado”, disse o governador.
Contorno Leste de Londrina entra no Lote 3 de concessões
A inclusão do Contorno Leste de Londrina nas novas concessões de pedágio do Paraná, que vinha sendo defendida por representantes do setor produtivo desde que o Lote 3 foi anunciado, foi confirmada na última terça-feira (22). Com isso, a tarifa de pedágio para o lote deve subir cerca de R$ 0,20.
Em entrevista à Gazeta do Povo, o deputado estadual Tercílio Turini (PSD) se disse bastante satisfeito com a inclusão da obra no Lote 3. De acordo com o deputado, estudos preliminares mostravam que o impacto final do Contorno Leste no valor da tarifa de pedágio poderia chegar a R$ 0,50. “Então foi uma surpresa boa ver o ministro confirmar que esse aumento será de vinte centavos”, afirmou.
O ministro a quem Turini se referiu é Renan Filho, titular do Ministério dos Transportes. Segundo o deputado, ambos participaram de um encontro há dois meses, e Renan Filho se comprometeu a dar um retorno sobre a inclusão do Contorno Leste de Londrina “se fosse algo viável”. A resposta veio na última segunda-feira (21) por meio da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse Turini.
Como é a composição de cada lote
Lote 1: extensão de 473,01 km. Engloba as ligações entre Curitiba e Guarapuava (Trevo do Relógio) e Guarapuava a Ponta Grossa, além da Região Metropolitana de Curitiba.
Lote 2: extensão de 600 km. Engloba as ligações entre Curitiba-Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, Jaguariaíva-Ourinhos (na divisa com São Paulo) e Ourinhos-Cornélio Procópio.
Lote 3: vai de Ponta Grossa, segue até Arapongas e Londrina, no norte do estado, até a divisa com São Paulo. Ele reúne trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km.
Lote 4: vai de Londrina, no norte do estado, segue para Arapongas, Maringá, Paranavaí, Umuarama (noroeste) e Guaíra (oeste do paraná) em trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km.
Lote 5: segue de Arapongas, no norte, a Cascavel, Toledo e Guaíra, no oeste, em trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km. Lote 6: reúne trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km passando pelos municípios de Foz do Iguaçu, Cascavel (oeste), Guarapuava (central), Francisco Beltrão e Pato Branco (Sudoeste).
Lote 6: reúne trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km passando pelos municípios de Foz do Iguaçu, cascavel (oeste), Guarapuava (central), Francisco Beltrão e Pato Branco (Sudoeste).
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