Sete outdoors com uma frase do presidente Jair Bolsonaro publicada pela Gazeta do Povo em reportagem de junho de 2017 foram espalhados por Curitiba neste sábado (3) fora de contexto, como se fosse relacionada à pandemia. A citação “Sou capitão do Exército, a minha especialidade é matar”, foi dada por Bolsonaro antes mesmo de se tornar candidato à presidência, quando ainda era deputado federal. Os painéis estão nas ruas Desembargador Westphalen, no Centro, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no Campo Comprido, e mais seis pontos centrais.
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Em cima da frase, os outdoors trazem a menção “300.000 mortos”, como se a citação fosse relacionada às vítimas da Covid-19, cuja crise sanitária começou em março de 2020, já no segundo ano de Bolsonaro na presidência, três anos após a declaração.
As aspas usadas na publicidade são de uma reportagem da agência de notícias Folhapress que a Gazeta publicou em 30 de junho de 2017 do então deputado federal Jair Bolsonaro falando do medicamento fosfoetanolamina, conhecida como pílula do câncer. Após o medicamento ter a prescrição autorizada em 2016 com forte apoio de Bolsonaro no Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou contestação da Associação Médica Brasileira (AMB) e derrubou a lei em outubro de 2020, e consequentemente que o remédio fosse receitado, alegando ser inconstitucional.
Ao falar que “era preparado para matar”, Bolsonaro se referia à formação militar que teve como capitão do Exército, graduação na qual entrou para a reserva em 1986. “Estive à frente para aprovar a fosfoetanolamina. Cura ou não cura, não sei. Sou capitão do Exército, a minha especialidade é matar, não é curar ninguém. Mas apresentei junto com mais alguns colegas e aprovamos. Dá certo ou não dá? Vamos dar a chance daquele que tem o dia marcado para morrer tomar a pílula”, citava o então deputado federal na entrevista de 2017.
Na mesma entrevista, Bolsonaro foi questionado sobre a declaração a respeito da morte e falou a frase que está nos outdoors como se fosse da pandemia: “Se eu não fosse preparado para matar, eu não seria militar. Você teria jogado dinheiro fora”.
A empresa proprietária dos outdoors afirma que decidiu retirar o anúncio dos paineis. “Fomos avisados de que a prefeitura poderia nos notificar, como aconteceu com o anúncio do tratamento precoce da Covid-19 ”, explica o sócio da CWB Outdoor, empresa dona dos painéis, Rafael Barth.
A Gazeta do Povo solicitou o contato de quem bancou o anúncio nos outdoors. Mas a pessoa não quis se pronunciar.
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