• Carregando...
Paranaprevidência: reajuste salarial garantido para os funcionários.
Fachada da Paranaprevidência.| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

Os mais de 200 funcionários da Paranaprevidência – instituição criada para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Paraná – conseguiram um reajuste salarial de 4,48%. As negociações se arrastavam desde o ano passado – a data-base dos funcionários é em agosto.

O reajuste começou a ser aplicado no mês passado, junto com o retroativo relativo ao período de agosto para cá. Os funcionários da Paranaprevidência buscavam um reajuste maior, de 5%, e não apenas no salário, mas também nos benefícios – vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, auxílio-educação.

Embora a Paranaprevidência esteja vinculada ao governo do Paraná, os funcionários da instituição são regidos pela CLT – Consolidação da Legislação Trabalhista – e a negociação salarial deles ocorre independente das discussões atualmente em curso envolvendo os vencimentos do quadro geral dos servidores públicos – professores, policiais, agentes penitenciários, servidores da saúde, entre outros.

Por conta da data-base no mês de maio, representantes do funcionalismo público e do governo do Paraná já sentaram para discutir a possibilidade de um reajuste salarial, no âmbito de uma comissão composta também por deputados estaduais. A primeira reunião do grupo ocorreu no último dia 3.

Os servidores públicos pedem um reajuste de 17%, considerando o pagamento das perdas da inflação dos últimos 12 meses e dos anos anteriores. Em abril, durante entrevista à Gazeta do Povo, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), sinalizava que não tem intenção de mexer nos salários. “Posso dar uma de bonzinho agora e, no ano que vem, acontecer de muitos não receberem o salário ou a aposentadoria. Eu prefiro que a gente faça um esforço agora no começo – não só o governo, a sociedade e os servidores também. Prefiro que a gente faça um trabalho para poder pagar ao menos uma parte do 13º em junho, para dar a garantia de que vai ter o salário em dia e poder ir avançando em outras áreas, do que chegar e dar um reajuste para o servidor, dar uma de bonzinho e colocar as contas do Paraná em risco”, disse.

Procurado pela Gazeta do Povo para comentar o reajuste concedido na Paranaprevidência, o governo do Paraná enviou uma nota na qual explica que "quando se fala em reajustes dos funcionários da Paranaprevidência, como de qualquer autarquia ou empresa pública, as definições acontecem através de Acordos Coletivos de Trabalhos", que depois precisam receber o aval do Conselho Diretor da Paranaprevidência, do Conselho de Administração, do Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) e da Comissão de Política Salarial (CPS).

"É importante frisar ainda que os recursos da Paranaprevidência são próprios. Ou seja, os recursos utilizados para pagamento da folha de seus funcionários não são provenientes do Tesouro do Estado", continua a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]