Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto de lei

Deputado quer um estudante por cidade em programa de intercâmbio do Paraná

Globo
Projeto Ganhando o mundo prevê intercâmbio de alunos da rede pública de ensino. (Foto: Pixabay)
  • Ícone de reações Concordo
  • Ícone de reações Concordo parcialmente
  • Ícone de reações Penso diferente

Aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um projeto de lei do governo que visa dar viagens de intercâmbio para estudantes da rede pública recebeu seis emendas de plenário (sugestões de modificações feitas pelos deputados) que devem segurar, temporariamente, sua tramitação. Elas deverão ser analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de o projeto ser submetido a uma segunda e definitiva votação.

O "Ganhando o Mundo" foi uma das promessas de campanha do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). De acordo com o PL 726/2019, o programa será oferecido a alunos da 2ª série do ensino médio da rede estadual, com idade mínima de 15 anos e máxima de 17 anos e seis meses até a data de desembarque no intercâmbio, e que passem em um curso preparatório de língua estrangeira - que será ofertado gratuitamente pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O programa terá duração de um semestre e os alunos ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis, segundo o PL.

Entre as emendas sugeridas pelos deputados, a mais significativa é uma do deputado Paulo Litro (PSDB) -- autor de quatro delas. O parlamentar sugere que o governo direcione uma vaga de intercâmbio para cada município do estado. Com isso, o estado teria de arcar com os custos de 399 estudantes intercambistas, algo que poderia comprometer o orçamento do programa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros