Em mais uma frente voltada ao incentivo à eletromobilidade, o governo do Paraná pretende incorporar à frota oficial 152 veículos elétricos. O edital de licitação para a aquisição dos modelos encontra-se neste momento em fase de adequações na Secretaria da Administração e da Previdência (Seap).
RECEBA notícias do Paraná no seu WhatsApp
A quantidade representaria 0,6% da frota do estado, que tem atualmente mais de 23 mil veículos e significaria um incremento de 43,9% no total de veículos elétricos emplacados no estado. “Entendemos que passa pelo estado incentivar a demanda”, explica Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil.
Em todo o Paraná, a proporção é bem inferior: 0,004% – 346 modelos elétricos em uma frota de 7,3 milhões de unidades, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) atualizados até o mês de setembro. Desses, 160 são automóveis de passeio – o restante inclui motonetas (127), quadriciclos (31), caminhonetes (8), utilitários (7), motocicletas (3), micro-ônibus (3), ônibus (2), ciclomotores (2), camioneta (1), trator de rodas (1) e triciclo (1).
A medida faz parte de uma série de ações que o poder público tem adotado no sentido de desenvolver o mercado de veículos elétricos no Paraná. Na última segunda-feira (11), decreto assinado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), autorizou a isenção do pagamento pelo uso de vagas do Estacionamento Rotativo (EstaR) para carros elétricos na cidade de Curitiba.
O incentivo vem na sequência da criação do Dia da Eletromobilidade, instituído nos âmbitos municipal e estadual para ser celebrado anualmente em 19 de outubro.
Em outubro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) já havia sancionado lei que liberou proprietários de carros elétricos emplacados no Paraná do recolhimento de IPVA. O governo aguarda ainda a análise de um pedido feito ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para isentar também o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aquisição dos modelos.
Outros países adotam políticas de incentivo fiscal com o objetivo de popularizar modelos movidos a eletricidade. Um exemplo é a Noruega, onde 39% das vendas de carros em 2017 foram de elétricos. O país europeu pretende eliminar veículos movidos a combustíveis fósseis até 2025.
O Brasil ainda conta com uma frota ínfima, embora crescente, de veículos movidos a energia elétrica. Conforme dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), até fevereiro 11.323 carros elétricos haviam sido emplacados no país. Os modelos disponíveis no mercado brasileiro - Renault Zoe, Nissan Leaf e Chevrolet Bolt - custam entre R$ 149.900,00 e R$ 178.000,00. A chinesa Jac Motors promete começar a vender em janeiro um modelo mais barato, o iEV20, com preço inicial de R$ 119.900,00.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná