Até 30 de setembro, toda a população adulta do Paraná – ou seja, quem tem mais de 18 anos – deverá estar vacinada contra a Covid-19. O anúncio já havia sido feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no início da semana, mas, nesta quarta-feira (16), também foi divulgado um calendário com a previsão de quando as pessoas serão vacinadas dependendo das faixas etárias (veja abaixo). Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, a primeira dose ainda precisa ser aplicada em 3.804.025 paranaenses.
Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular
O plano está atrelado à manutenção do cronograma de envio de vacinas pelo governo federal. Ao todo, 8.736.014 paranaenses devem ser imunizados. O calendário paranaense foi definido a partir da média de envio de pelo menos um lote de vacinas por semana ao Estado. Também leva em conta a oferta de mais um imunizante, com o envio da vacina da Janssen ao Paraná. A programação do governo federal foi publicada na semana passada.
A vacinação será em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários (grupo estimado em 4.931.989 pessoas). O Paraná iniciou a imunização da população geral no dia 4 de junho.
Confira as datas programadas para vacina, conforme faixas etárias:
- 4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
- 19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
- 23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
- 20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.
População deve ficar atenta a calendários divulgados por prefeituras
A Secretaria de Estado da Saúde lembra que os municípios devem definir estratégias próprias para cobertura vacinal, podendo expandir a imunização para outras idades, de acordo com a disponibilidade de doses. Embora o governo estadual tenha optado por divulgar um calendário com uma previsão de quando as pessoas devem ser vacinadas, são as prefeituras dos municípios que organizam na prática a fila da imunização. Assim, a população deve permanecer atenta às datas divulgadas pelas prefeituras.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná