O pacote de projetos para obras de infraestrutura, anunciado pelo governo do Paraná na segunda-feira (26), inclui intervenções em rodovias que devem ser pedagiadas em 2021. Estão previstas melhorias em alguns trechos das PRs 323, 280 e 092. De acordo com as negociações com o governo federal, que deve fazer a licitação quando estiver prestes a terminar os contratos de concessão de rodovias em vigor no Paraná, o chamado Anel de Integração passará dos 2,5 mil quilômetros atuais e para 4,1 mil quilômetros.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, afirmou que recebeu do governo federal a autorização para fazer todas as obras que conseguir até novembro de 2021, quando vencem os contratos. Os investimentos públicos devem resultar, segundo ele, em menos obrigações para as futuras concessionárias e, consequentemente, tarifas menores. Além disso, de acordo com o secretário, há a urgência para a realização de obras que não podem esperar tanto.
Um exemplo vem da precária PR-323, que liga Maringá a Guaíra, passando por Umuarama e Cianorte. Algumas obras pontuais, como a duplicação entre Paiçandu e Doutor Camargo, já estão sendo realizadas pela governo estadual, desde a gestão anterior, mas agora foram anunciados mais 20 quilômetros de duplicação, do trevo do Gauchão até Mariluz. A rodovia estadual, com pavimento em más condições e poucos pontos de ultrapassagem, registra alto número de acidentes fatais. Segundo o secretário, também há a previsão de duplicar a PR-092 na altura do perímetro urbano de Siqueira Campos e de construir terceiras faixas em trechos cruciais das três rodovias, o que inclui a PR-280.
Para saber mais detalhes sobre o desenho do novo Anel de Integração, confira aqui.
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