Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Paraná prorroga situação de calamidade pública por mais seis meses

Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). (Foto: AEN)

Ouça este conteúdo

O governo do Paraná informou nesta terça-feira (15) que decidiu prorrogar por mais seis meses o prazo de vigência do Decreto Estadual 4.319, publicado em março, e que declarou estado de calamidade pública para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, o decreto valeria até o próximo dia 31 de dezembro. Mas, agora, o governo estadual pede para a Assembleia Legislativa aprovar a prorrogação – que ficaria prevista no Decreto Estadual 6.543.

WhatsApp:: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Na prática, a condição de “calamidade pública” libera o governo do Paraná de cumprir metas fiscais e limites de empenho, estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “A prorrogação também permite a continuidade de diversos contratos emergenciais firmados, principalmente, pela Secretaria da Saúde, para viabilizar medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia, que teriam de ser encerrados com o fim da vigência do estado de calamidade pública”, justificou o Palácio Iguaçu.

Na mensagem que encaminhou ao Legislativo, o governo estadual explica ainda que a medida é necessária “em função do crescimento dos casos da doença”: “Monitoramento feito pela Secretaria da Saúde indica que a média móvel de casos e de óbitos em todas as regiões do Estado encontra-se em patamares muito elevados, evidenciando a aceleração da circulação viral”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.