Foi publicado nesta quarta-feira (25) o edital de licitação das obras de readequação da orla de Pontal do Paraná. Nesta etapa, está prevista a revitalização de um trecho de 3,6 km entre os balneários de Monções e Canoas, passando por Praia de Leste. A abertura de envelopes com as propostas de requalificação está programada para 23 de dezembro. O orçamento detalhado do projeto não foi divulgado por ser considerado sigiloso, de acordo com o Governo do Paraná.
A concorrência será feita na modalidade eletrônica e tem como objetivo contratar uma empresa ou consórcio especializado em arquitetura e engenharia. Ao vencedor da licitação caberá a elaboração dos projetos de revitalização e a execução das obras.
Os interessados em participar da licitação poderão acessar o edital na plataforma Compras Paraná. O processo de licitação será seguido por uma análise dos documentos apresentados pelas empresas concorrentes, visando a seleção da melhor proposta.
Orla receberá ciclovia e novo calçamento
Entre os principais pontos do edital estão melhorias como um novo calçamento e áreas de lazer, além de ciclovias, quiosques, pistas de corrida e ciclovia. Ainda estão previstas a instalação de nova sinalização e a construção de passarelas para pedestres e dispositivos de acessibilidade.
O projeto prevê a modernização do molhe guia-corrente localizado na desembocadura do Canal Artificial do DNOS, no balneário de Pontal do Sul. A estrutura é uma espécie de quebra-mar usado para ladear a via de navegação no canal do Departamento Nacional de Obras e Saneamento localizado no balneário. Às margens do canal estão instaladas comunidades de pescadores, marinas e o terminal de embarque de passageiros para a Ilha do Mel.
Depois de Matinhos, revitalização chega a Pontal do Paraná, destaca secretário
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, ressaltou que, depois de Matinhos, chegou a vez de Pontal do Paraná ter a orla revitalizada. “Essa revitalização trará diversos equipamentos urbanos, de uma via beira-mar, pista de caminhada, ciclovia, revitalização da avenida, que vai fazer com que haja uma grande moldura para toda a beleza natural, uma grande vitória da população”, complementou.
Guto Silva, secretário de Estado do Planejamento, explicou que essa grande obra significa mais um grande passo na transformação do litoral paranaense. “Pontal do Paraná terá iluminação de LED, galerias para microdrenagem, asfalto novo, isso vai embelezar, dar conforto e estimular o comércio, a geração de emprego. A partir de janeiro do ano que vem, Pontal vai ganhar cara nova, transformando esse balneário tão importante do ponto de vista de turismo e de negócios do nosso litoral”, disse.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná