O Grupo Educacional Bom Jesus, fundado em Curitiba e hoje presente em outros municípios paranaenses e mais quatro estados, completa 125 anos nesta terça-feira (11) lançando uma campanha enfatizando seus ideais, inspirados em São Francisco de Assis – a instituição é vinculada à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
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“Nesse momento pandêmico, vimos muitos discursos de ódio e de violência nas redes sociais, relacionamentos interpessoais complicados, pessoas estressadas por essa restrição da mobilidade. Por isso, decidimos enfatizar ainda mais nossos valores franciscanos em nossos materiais e num conceito que chamamos de amorografia, transmitindo uma cultura de paz não só para nossos alunos, professores e funcionários, mas também para os pais”, explica o diretor-geral do grupo, Jorge Apóstolos Siarcos. A divulgação será feita on-line e tem um perfil de Instagram, amorografia.oficial, com o objetivo de ir além da comunidade escolar e universitária.
O Grupo Bom Jesus teve início em 1896, com a fundação da Escola Popular Alemã Católica, que em 1902 passou a ser administrada pelos frades franciscanos e foi transferida para a rua 24 de Maio. Em 1909, foi fundada a Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, e dois anos depois foi construída a sede da escola, ao lado da igreja, na rua Alferes Poli.
Nessa trajetória, o grupo superou adversidades: em 1920, a escola foi destruída por um incêndio e depois reconstruída pela comunidade; em 1938, com o Decreto Federal de Nacionalização, a Escola Popular Alemã Católica foi fechada.
No pós-guerra, foi fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, mantenedora do colégio, em 1955, e três anos depois teve início a construção do icônico prédio na rua 24 de Maio.
Construindo e incorporando outras unidades, o Grupo Bom Jesus foi se tornando um dos maiores da área de educação no país. Hoje, abrange sete marcas - Colégio Bom Jesus; FAE Centro Universitário; editora Bom Jesus; Teatro Bom Jesus; LaCe – Language Center; Gráfica Bom Jesus; e Valor Brasil – produtos promocionais - e tem presença no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. São cerca de 30 mil alunos da educação básica ao ensino superior atendidos diretamente, sem contar os de convênios, e mais de 4,1 mil funcionários.
Desde o centenário, o Bom Jesus desenvolve um projeto estratégico para alinhar a proposta pedagógica do grupo. A unidade mais recente é o Colégio Bom Jesus Seminário, que funciona no local do antigo Novo Ateneu desde o início de 2021. Uma nova unidade da FAE Business School em Itajaí (SC), com cursos de pós-graduação e executivos, terá alguns começando já no primeiro semestre, mas o funcionamento principal terá início no segundo semestre. Um novo Colégio Bom Jesus também será aberto em Porto Belo (SC), mas o prazo não foi informado.
“Estamos com todas as unidades abertas. Mesmo com a pandemia, conseguimos manter o tamanho do grupo. Isso mostra nossa credibilidade junto aos pais. É o maior bem que temos”, acrescenta o diretor-geral. “O conhecimento científico mudou em 125 anos e continuará mudando, o formato (pedagógico) muda também, como vimos durante a pandemia, mas os valores não se perdem. Com investimentos em tecnologia e capacitação, não perdemos o foco.”
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