O carnaval, que é tradição no Litoral do Paraná, será retomado em 2022, pelo menos em alguns balneários. Guaratuba e Matinhos já confirmaram a programação. Antonina e Paranaguá anunciaram nesta segunda-feira (29) que não haverá carnaval. Morretes ainda avalia. Essa indefinição, ou falta de consenso, sobre a realização do evento, se deve ainda à pandemia de coronavírus. O sinal de alerta foi aceso com a nova explosão de casos da doença fora do país, especialmente na Europa. Há o temor de que a festa popular, foco tradicional de aglomerações, traga de volta o caos também por aqui.
Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Exatamente por causa desse risco, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), embora defenda a realização da festividade, faz uma ressalva: “nós vamos acompanhar os números da pandemia. Se for o caso, podemos rever esse entendimento, mas pela situação atual é totalmente possível realizar o carnaval, bem como as festividades de réveillon”.
Segundo Justus, a taxa de disseminação do coronavírus está caindo, o número de casos confirmados e de mortes, também. E o índice de vacinação é cada vez maior. “Fizemos eventos teste, um com idosos e outro com jovens, e nenhum deles teve impactos nos números da pandemia”, pontuou.
Matinhos confirmou a programação. Os eventos acontecerão no centro e nos balneários. Começam dia 19 de fevereiro com o pré-carnaval. Haverá concurso de fantasias, programação para crianças e até com curso de fantasias para pets. Os desfiles acontecem dias 26, 27 e 28. A programação de carnaval segue até o dia 5 de março, quando haverá um show de encerramento.
Já o carnaval de Antonina, que é um dos mais tradicionais do litoral paranaense, não será realizado em 2022. “O momento ainda requer cautela e não é possível ter um ambiente controlado com o ingresso de aproximadamente 60 mil pessoas que Antonina recebe nos cinco dias de carnaval", afirma o prefeito Zé Paulo (PSD). “A programação volta em 2023, quando as condições sanitárias estarão mais favoráveis", disse.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos) anunciou nesta segunda-feira (29) que o carnaval 2022 está suspenso, bem como as festividades de réveillon neste final de ano. "A decisão é para resguardar a população e prevenir possíveis retrocessos no enfrentamento pandemia de Covid-19”, declarou Roque.
Morretes ainda avalia se realiza ou não o carnaval. Nesta quarta-feira (1), a prefeitura realiza uma reunião de planejamento para 2022 e o carnaval está na pauta.
A ideia é discutir o tema, mas ainda não deve ser tomada uma decisão final. Segundo informações da prefeitura, a intenção é deixar a definição para mais tarde, enquanto os números da pandemia vão sendo avaliados.
92% dos leitores da Gazeta do Povo preferem o cancelamento do Carnaval
Uma enquete realizada pela Gazeta do Povo revelou que os leitores são amplamente contrários à realização do Carnaval com a pandemia ainda não totalmente controlada. 92% dos que responderam afirmaram que é melhor cancelar para não dar chance a uma nova onda do coronavírus. Apenas 8% defendem a realização do Carnaval, acreditando que a festividade não traz riscos significativos a essa altura da pandemia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião