A Heineken abriu nesta semana sua maior fábrica no Brasil, localizada em Ponta Grossa (PR), para visitação do público. No tour cervejeiro, batizado de “Inside the star”, os convidados podem conhecer mais sobre o processo de fabricação da cerveja. O investimento no projeto foi de R$ 7 milhões.
O passeio começa com orientações de segurança, por ser um ambiente com tanques em alta temperatura e maquinário que exige cuidado. Em seguida, as pessoas são levadas para salas que concentram o acervo institucional, como a história da empresa holandesa, que tem mais de 150 anos e está no país desde 2010, junto com a apresentação do seu portfólio.
Antes de entrar na área fabril, os visitantes precisam guardar seus pertences em um armário e se aparelhar com os equipamentos de proteção para cabeça, olhos e ouvidos. A orientação para fazer a visita na fábrica é usar calças e sapatos fechados sem salto. Vestidos, saias e bermudas são proibidos por questões de segurança.
As visitas acontecem de terça-feira a sábado, em duas turmas, às 10h e às 14h. Quem tiver interesse deve agendar com antecedência pelo site da Heineken. O passeio custa R$ 50 e tem meia-entrada para idosos, estudantes e pessoas com deficiência.
Com duração média de 2h30, o tour é conduzido por um guia. As etapas do processo de produção de cerveja são explicados pelo guia e, também, através de um áudio. A volta pela fábrica começa com moagem do malte e lúpulos, que vai gerar um mosto, o qual será fermentado e, depois, maturado.
O roteiro traz informações como a de apenas as cervejas Heineken são maturadas em tanques horizontais. Os demais rótulos da companhia ficam em tanque verticais. Segredo industrial, afirmam – assim como os detalhes sobre o tipo de levedura que usam: uma receita do fundador holandês utilizada há mais de um século.
Uma das paradas mais aguardadas pelos visitantes é embaixo dos tanques para beber o chope mais fresco possível, “direto da bica”. Trata-se de uma chopeira ligada ao tanque com a cerveja recém-produzida e aguardando ser envasada.
Este é um dos momentos em que os visitantes podem fazer fotos - tirando o chope da fonte - mas não da fábrica. O passeio termina em um bar voltado para compras e fotos. Além da loja com produto da marca, foram criados espaços interativos para “sair bem na foto” e estimular a publicação nas redes sociais, como uma parede feita a partir das bases das garrafas de cerveja e uma poltrona rodeada de cervejas, em uma minissala.
Maior fábrica da Heineken no Brasil é a única a produzir cerveja zero e barril de chope
A cervejaria em Ponta Grossa é a única fábrica brasileira da marca onde são fabricados o barril de chope e as opções sem álcool - Heineken zero e Sol zero – esta última a ser lançada até o fim do ano. É, ainda, a primeira planta da companhia que possui uma linha de envase de long neck retornável.
Das 15 fábricas da Heineken no Brasil, a unidade localizada em Ponta Grossa se tornou a maior do grupo no país após expansão iniciada em 2016 e finalizada neste ano. Com investimento superior a R$ 1,5 bilhão, aumentou a capacidade de produção em 150%. No mundo, está entre as três maiores unidades.
Reinaldo Franco, diretor da unidade de Ponta Grossa, explica que, depois da ampliação, o foco passa a ser a construção de uma fábrica em Patos de Minas (MG), prevista para ficar pronta no ano que vem. A produção na nova unidade também será feita com energia renovável.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná