Para evitar imprevistos, dúvidas e até mesmo acidentes como o do barco com 88 passageiros que naufragou durante a travessia entre Pontal do Paraná e a Ilha do Mel no início 2018, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) lançou nesta semana uma campanha de conscientização para turistas que pretendem visitar a região.
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De acordo com o órgão, a campanha foi motivada após relatos de prestadores de serviço irregulares que estariam interceptando turistas a fim de vender bilhetes para embarcações não autorizadas. Como esses barcos não passaram pelo processo de regularização, não é possível saber se seguem as normas exigidas pela Capitania dos Portos do Paraná a fim de oferecer segurança aos passageiros.
Por isso, mesmo sem relatos recentes de acidentes envolvendo tais embarcações, a agência quer reduzir o risco e garantir que o usuário tenha algum apoio caso algo venha a ocorrer, por meio do seguro obrigatório adquirido junto com as passagens oficiais e do uso de veículos regularizados.
A campanha traz ainda orientações a respeito da compra de bilhetes, local seguro para o embarque, lista de barcos autorizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e ainda informações de como denunciar irregularidades. Confira as dicas da agência:
Compra de bilhetes nos pontos de venda autorizados
Adquirindo as passagens no Terminal Aquaviário Público ou nos pontos de venda da Abaline — incluindo o site da empresa —, o turista viaja em embarcações habilitadas que seguem as normas de segurança e ainda recebe o seguro de viagem obrigatório, sem pagar mais por esse benefício. Além disso, o usuário colabora com melhorias no serviço e no terminal, pois os valores são revertidos para essa finalidade.
Embarque somente no Terminal Aquaviário Público
O Terminal Aquaviário Público é o único ponto de embarque autorizado em Pontal do Paraná. Então, se o turista sair de outro local, o barco pode estar irregular, sujeito a sanções e à interceptação por agentes de fiscalização durante o trajeto. Segundo a Agepar, embarcações habilitadas participaram do chamamento público do governo estadual ou assinaram Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta cumprindo as regras de operação para segurança do usuário. Veja a lista de barcos autorizados.
Uso da pulseira de identificação durante todo o percurso até a Ilha do Mel
Ao adquirir a passagem, o turista recebe uma pulseira de identificação que deve ser usada em todo o trajeto até a Ilha do Mel. Essa pulseira comprova que a compra do bilhete foi feita em local autorizado e auxilia no controle de entrada de turistas na ilha para que o limite diário de 5 mil visitantes não seja excedido. Para as compras efetuadas pelo site da Abaline, o usuário receberá um voucher online que deve ser validado no Terminal Aquaviário Público, onde o passageiro receberá seu bilhete impresso e a pulseira de identificação.
Cuidado com abordagens de oferta de embarque em local impróprio
Alguns estacionamentos no entorno do Terminal Aquaviário Público oferecem o serviço de travessia de passageiros com embarcações irregulares, que não possuem autorização e que saem de locais impróprios para embarque. Portanto, a orientação é que o usuário não ceda às abordagens e siga até o terminal para embarcar em local autorizado e com segurança.
Denúncia de irregularidades
Por fim, caso o usuário perceba alguma irregularidade no processo de aquisição do bilhete ou durante o embarque, travessia e desembarque, é importante entrar em contato com a Ouvidoria da Agepar para reportar a situação pelo telefone 0800-6442013 ou pelo site da agência. Também é possível realizar a denúncia pelos portais da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, prefeitura de Pontal do Paraná e da Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) ou ainda pelos telefones (41) 99960-0661, (41) 99245-1928 ou (41) 3455-2616.
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