Após mais de um ano funcionando de forma improvisada em contêineres frigoríficos, o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, terá suas atividades transferidas para o imóvel do 3ª Distrito Policial, localizado no bairro Jardim Carvalho. A medida, também em caráter temporário, deve aliviar a situação dos 14 funcionários e dos familiares atendidos pelo órgão, que aguarda uma nova sede ao menos desde 2012.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), a subsede do Instituto de Criminalística também passará a ser abrigada no imóvel. De acordo com a Polícia Civil, a transferência está confirmada, mas ainda não há uma previsão de quando deve ocorrer.
A unidade improvisada em contêineres, onde o IML passou a atender em agosto de 2018, deveria ser uma solução provisória, até que a sede do órgão na cidade, no bairro Nova Rússia, fosse reformado. O problema é que não houve interessados nas duas licitações realizadas para a execução das obras. Uma contratação emergencial com dispensa de licitação chegou a ser autorizada, mas novamente não houve empresa interessada no processo.
No último mês de junho, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) teve de realizar pregão para renovar a locação de contêineres e manter o IML funcionando, já que o contrato anterior venceu.