Dentre as cidades do Paraná com mais de 80 mil habitantes, Toledo (Oeste) se destacou em abril pelo baixo índice de casos de Covid-19. A cidade com 140 mil habitantes teve dois casos confirmados da doença até quinta-feira (30). Com isso, a incidência (ocorrência por milhão de habitantes) ficou em 14,22, o menor dentre as 26 maiores cidades paranaenses. Para a prefeitura, isso tem uma explicação: isolamento social implantado cedo, antes dos primeiros casos surgirem.
Tal como a maioria das cidades do Paraná, o isolamento social de Toledo começou pra valer em 22 de março, um domingo. O fim de semana, que costuma ser momento de encontrar familiares e amigos, foi de confinamento, como mostram dados da empresa In Loco, que atua no setor de segurança digital. Com base em tecnologias de geolocalização a partir de celulares, a empresa criou um índice de isolamento, que permite ver como os habitantes de cada cidade se comportaram durante a pandemia de Covid-19: se fizeram deslocamentos ou não. A recomendação das autoridades de saúde é pelo distanciamento e isolamento social, já que o coronavírus se dissemina muito fácil pelas vias aéreas.
Em Toledo, o índice de isolamento foi de 72%. O percentual não foi tão alto quanto o de outras cidades, mas a prefeitura destaca um diferencial: as pessoas adotaram o isolamento e o distanciamento bem antes de a cidade registrar casos confirmados de Covid-19.
“Toledo deu um passo à frente: antecipou as medidas de isolamento e isso favoreceu esse resultado”, informou a prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação Social. O primeiro caso de Covid-19 em Toledo foi registrado apenas em 7 de abril. Segundo a prefeitura, o período de isolamento contribuiu para a cidade se preparar para o combate à pandemia: foram organizados os serviços de saúde, os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os treinamentos necessários. A cidade conta com um hospital de campanha, que contou com diversas doações de empresas locais.
“Foi feito um monitoramento de quem entrava e saía da cidade, com orientação para isolamento daqueles que vinham de fora. Isso na rodoviária e no aeroporto. Nosso departamento de informática desenvolveu um sistema que nos deu agilidade, para monitorar os casos suspeitos, o tempo de quarentena de cada um”, informou a secretaria.
A cidade também fechou o cerco a quem furasse o isolamento social: pessoas que foram flagradas na rua foram autuadas por equipes da Vigilância Sanitária, acompanhadas de policiais militares. Pelo menos 22 pessoas assinaram termos de responsabilidade por infringir o Artigo nº 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa). Os termos foram encaminhados ao Ministério Público Estadual.
A prefeitura de Toledo também destacou a adesão da população e das associações comerciais, que imprimiram e distribuíram fitas adesivas para delimitar o distanciamento social com a abertura do comércio, que começou gradualmente a partir de 6 de abril na cidade. Algumas medidas de contingência permanecem, como restrições para idosos circularem de ônibus em horários de pico.
Outras cidades
A cidade paranaense com maior índice de isolamento em 22 de março, segundo a In Loco, foi Pato Branco, no Sudoeste, com 80%. Entretanto, a incidência de Covid-19 em 30 de abril já estava em 168,8 casos por milhão de habitantes. O isolamento, nesse caso, não foi feito com antecedência: o primeiro registro confirmado ocorreu em 21 de março.
No índice de isolamento, Sarandi aparece em segundo lugar dentre as maiores cidades do estado, com 79%. Também nesse caso, as medidas de contenção foram feitas bem antes da doença circular no município: o primeiro caso de Covid-19 foi registrado somente em 10 de abril. A taxa de incidência é a segunda menor do estado: 31 por milhão de habitantes.
Esse desempenho, entretanto, não é padrão em todas as grandes cidades. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, conseguiu manter sob controle os casos de Covid-19, apesar de ter registrado o primeiro caso ainda em 21 de março. No domingo, 22, o índice de isolamento foi de 69% e a incidência ao fim de abril ficou em 39,8 casos por milhão. Por outro lado, Paranaguá teve o primeiro caso confirmado somente em 2 de abril, mas a incidência da nova doença já é de 103,2 casos por milhão. Dentre as maiores cidades paranaenses, a cidade litorânea foi a que menos aderiu ao isolamento em 22 de março: índice de 65%.
A maior incidência de Covid-19 no Paraná em 30 de abril era em Campo Mourão: 421 casos por milhão de habitantes, seguida de Paranavaí (362 por milhão/hab); Cascavel (261 por milhão/hab); e Curitiba (229 por milhão/hab). A capital paranaense foi a primeira a registrar casos provocados pelo novo coronavírus no Paraná: 11 de março. Em 22 de março, o índice de isolamento foi de 70%. Veja mais detalhes no infográfico:
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná