Oito empresas entregaram propostas para a licitação milionária que vai contratar agência para a prestação de serviços de publicidade institucional, promocional e legal da Itaipu Binacional, segundo apuração da Gazeta do Povo.
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O último dia para a entrega das propostas foi esta terça-feira (3) e o certame prevê R$ 20 milhões por ano para as campanhas. A vencedora assinará contrato de 12 meses, mas pode ter prorrogação e chegar a cinco anos da prestação e serviços, totalizando R$ 100 milhões.
A hidrelétrica binacional justificou que, apesar de não ter concorrência no mercado, a Itaipu é uma empresa que, além de gerar energia para Brasil e Paraguai, desenvolve projetos sociais e ambientais em municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. “Divulgar essas iniciativas, bem como fortalecer a imagem de Itaipu como empresa que gera energia limpa e renovável, com responsabilidade social e ambiental, faz parte dos objetivos estratégicos. O Brasil é referência internacional em tecnologias ligadas à geração hidrelétrica e divulgar a Itaipu Binacional como modelo de hidrelétrica sustentável contribui para a imagem do país e do setor elétrico nacional, como um todo”, destacou.
Valores da licitação com publicidade foram analisados de acordo com gastos de mercado
A licitação em curso foi relançada, já que uma anterior publicada no início do ano e que acabou sendo revogada: previa valores menores de gastos anuais, no total de R$ 16 milhões. Segundo a hidrelétrica, em 2022, quando o processo estava sendo preparado para o certame de agora, a Itaipu realizou, dentre outros estudos, um benchmarking, uma avaliação comparativa, com outras empresas públicas de porte ou setor similar, como a Eletrobras (hoje privatizada), Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Furnas.
“Nessa comparação, foi detectado que os valores praticados por Itaipu estavam bem abaixo do patamar dessas outras empresas. Isso porque, a Eletrobras, por exemplo, investe R$ 62 milhões em publicidade, assim como o Banco do Brasil outros R$ 500 milhões; a Petrobras R$ 550 milhões; a Caixa Econômica Federal R$ 375 milhões e Furnas R$ 26 milhões”, justificou o comando da hidrelétrica, gerido no lado brasileiro por Enio Verri (PT). indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ainda segundo a Itaipu, diante das necessidades de comunicação publicitária institucional, os estudos apontaram o valor de R$ 20 milhões por ano para o novo contrato. “Por questões técnicas e decisão empresarial, o processo licitatório anterior precisou ser cancelado e houve a oportunidade para refazer a licitação. A isso, se somou a expansão da área de atuação da empresa para todo o estado do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, ampliando as necessidades de comunicação institucional. Sendo assim, a empresa decidiu retomar o valor inicialmente proposto nos estudos técnicos de R$ 20 milhões por ano”, considerou.
Itaipu diz que valores com publicidade praticados em outros governos chegaram a R$ 13 milhões
Questionada sobre os gastos com publicidade no governo de Dilma Rousseff (PT) – seguido por Michel Temer (MDB), a Itaipu informou que os valores praticados chegaram a R$ 13 milhões. "O próprio governo da época, por meio daquela diretoria empresarial, reconheceu que o montante era insuficiente para atender aos objetivos de comunicação da Itaipu, apontando a necessidade de aumentar os investimentos em publicidade. Além disso, aqueles valores médios praticados, se corrigidos pelos principais índices que medem a inflação atualmente, apontariam mais que R$ 20 milhões”, explicou, por meio de nota.
No governo de Jair Bolsonaro (PL) os gastos anuais em publicidade na Itaipu chegaram a ser reduzidos, em 2019, para R$ 7 milhões, mas segundo a Itaipu “durante o mesmo governo que promoveu essa redução, a diretoria reconheceu que o valor era insuficiente para atender aos objetivos de comunicação da Itaipu e aprovou o estudo que apontou a necessidade de aumentar os investimentos em publicidade para R$ 20 milhões anuais”.
Participaram da licitação agências de propaganda brasileiras disciplinadas pela lei nº 4.680/1965 e que tenham certificado de qualificação técnica de funcionamento junto ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), ou por entidade equivalente, reconhecida como fiscalizadora e certificadora das condições técnicas de agências de publicidade e a escolha da agência será por técnica e preço.
A empresa selecionada será responsável por desenvolver ações de publicidade principalmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul, mas também nos principais centros brasileiros e, eventualmente, no exterior.
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