A Justiça Federal do Paraná determinou que a União suspenda a exoneração de funcionários ocupando cargos de confiança na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Universidade Tecnológica do Paraná e no Instituto Federal do Paraná (IFPR). O desligamento atenderia ao decreto nº 9.725, que estabeleceu a exoneração e dispensa de servidores ocupantes de funções de confiança de que tratam o artigo 26 da Lei Lei 8.216/91 e o artigo 1º da Lei 8.168/91 a partir de 31 de julho, com extinção desses cargos e funções.
RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook
A decisão, assinada pela juíza Anne Karina Stipp Amador Costa, é liminar e segue determinação similar da Justiça Federal do Rio Grande do Sul em relação às instituições de ensino superior e institutos federais daquele estado.
Ela, por sua vez, atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que questionou a aplicação do decreto por considerá-lo inconstitucional. Conforme os procuradores, a norma trata de cargos ocupados e a Constituição prevê que um decreto presidencial somente pode ser editado para extinguir cargos quando estejam vagos. O MPF argumentou ainda que a decisão presidencial afeta diretamente a gestão das universidades e institutos federais, que têm autonomia administrativa e de gestão financeira e patrimonial também garantidas pela Constituição.
A decisão reforça ainda que as universidades e institutos federais do estado não considerem os ocupantes dos cargos de que trata o decreto como dispensados e exonerados, assim como não considerem que esses cargos e função como extintos.
A UFPR informou que não foi notificada da decisão e que deve se manifestar assim que tiver acesso ao conteúdo. Por meio de nota, a UTFPR disse que também não recebeu comunicação oficial sobre a decisão e que os possíveis desdobramentos dela só poderão ser analisados após a notificação oficial. O IFPR também não foi notificado, mas esclarece que um servidor de seu quadro foi afetado pelo decreto. A outra função de confiança não estava preenchida.
- O que aconteceu com o metrô de Curitiba 10 anos após início dos trabalhos de implantação
- Alep aprova concessão de áreas públicas de parques estaduais à iniciativa privada
- 2 milhões de hectares queimados em 128 cidades: pior incêndio do país foi no PR
- Com dragão no nome, nova espécie de pterossauro é descoberta em cidade do Paraná
Teste seus conhecimentos sobre as bandeiras de cidades do Paraná:
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná