O município de Laranjal, na região Central do Paraná, é o único entre os 399 do estado que não teve registro de Covid-19 entre seus moradores até agora, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Boa Ventura de São Roque, na mesma região e que também não tinha casos, confirmou dois testes positivos nesta semana.
As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp
Um diagnóstico da doença chegou a ser atribuído a Laranjal no dia 25 de julho, mas no último dia 1º foi alterado para Maringá, no Noroeste do estado. A divergência ocorreu porque o paciente tinha endereço em Laranjal no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS), mas é morador de Maringá há mais de dois anos.
Para o secretário municipal de saúde do pequeno município, que tem menos de 6 mil habiantes, Sérgio Lemos, a situação se deve ao trabalho realizado tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada. “Temos quase 300 moradores que saem diariamente da cidade para trabalhar na cooperativa Unitá, em Ubiratã”, conta. “Para isso, são tomadas todas as providências, a começar pela medição individual da temperatura dos funcionários antes do embarque nos ônibus da empresa.”
Por parte do município, a estratégia, baseada na prevenção, inclui um trabalho de conscientização com o comércio, além da orientação da população, distribuição de máscaras respiratórias e álcool em gel. Uma sala da secretaria de saúde também passou a ser destinada exclusivamente para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid.
Até agora, 57 casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus foram descartados na cidade. Há, no momento, sete pacientes com suspeita da doença. Em todo o Paraná, já são 136.391 casos confirmados e 3.411 óbitos decorrentes de complicações provocadas pelo vírus, segundo o último boletim epidemiológico da Sesa.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião