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A operação do Despacho de Bagagem Express da Latam no Afonso Pena é feita nos terminais de autoatendimento e deve reduzir tempo de atendimento pela metade.
A operação do Despacho de Bagagem Express da Latam no Afonso Pena é feita nos terminais de autoatendimento e deve reduzir tempo de atendimento pela metade.| Foto: Latam / Divulgação

A Latam começou a operar nesta segunda-feira (24) o sistema de autoatendimento para despacho de bagagens no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A expectativa da empresa é que cerca de 23 mil volumes sejam etiquetados e processados todos os meses dentro do novo serviço.

A operação do Despacho de Bagagem Express da Latam no Afonso Pena é a 12ª que a companhia aérea colocou em operação nos aeroportos brasileiros. Em 2023, mais da metade das bagagens em voos da empresa foi despachada pelos próprios clientes nos aeroportos de Brasília, Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo), Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Confins (Belo Horizonte) e Vitória.

A nova modalidade de despacho de bagagem está à disposição dos passageiros nos terminais de autoatendimento da Latam. Ao chegar ao local designado, o cliente imprime a etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem, que deve respeitar o limite de 23 quilos.

No próximo passo, no balcão de entrega de bagagem, é feita a pesagem e a leitura digital dos dados do cartão de embarque e da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de peso, ela é levada automaticamente pela esteira para ser acomodada no avião. Nas contas da empresa, ao optar por essa modalidade, o passageiro reduz de 90 para 45 segundos o tempo médio de despacho de bagagens.

Depois de impressa no totem de autoatendimento, a etiqueta precisa ser afixada à bagagem no momento do despacho.
Depois de impressa no totem de autoatendimento, a etiqueta precisa ser afixada à bagagem no momento do despacho.| Latam/Divulgação

A modalidade tem algumas restrições, que se aplicam a casos específicos:

  • bagagens com mais de 23 quilos
  • bagagens adicionais que ainda precisam ser incluídas na tarifa
  • viagens com o serviço de menor desacompanhado
  • viagens com mascotes na cabine ou no porão da aeronave
  • passageiros com a tarifa Basic
  • viagens com voos de outras companhias aéreas
  • bagagens contendo artigos considerados perigosos

“Queremos que o nosso cliente tenha uma jornada no aeroporto cada vez mais ágil e simples e temos trabalhado constantemente para isso. Essa tecnologia é mais uma evidência disso e que com certeza irá facilitar a viagem dos passageiros que embarcam diariamente conosco por Curitiba”, afirma Derick Barboza, diretor de Aeroportos da Latam Brasil.

Azul opera com terminais de autoatendimento de despacho de malas no Afonso Pena desde 2020

A companhia aérea Azul confirmou à reportagem, por meio de nota, que desde 2020 possui balcões de autoatendimento no aeroporto Afonso Pena. Nestes locais, os clientes podem fazer o check-in e imprimir a etiqueta da bagagem, de forma rápida. Depois, a mala é despachada em uma fila exclusiva para este procedimento.

A Azul estima que atualmente cerca de 80% dos atendimentos aos clientes da companhia vem sendo realizados por meio dos canais digitais, como o autoatendimento, aplicativo, site e chatbot.

A reportagem entrou em contato com a companhia aérea Gol, que também opera voos no terminal do Aeroporto Afonso Pena, para confirmar se ela planeja oferecer o serviço de autoatendimento no despacho de bagagens, mas ainda não recebeu retorno.

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