A Linha Verde é uma das obras mais esperadas pela população na capital| Foto: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba
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O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), afirmou que a aguardada obra da Linha Verde será concluída nos próximos meses com entrega até o final de 2024, quando termina o segundo mandato do atual chefe do Executivo. "Nem acreditamos que a obra está indo tão bem. Vemos com grande entusiasmo que a terceira empreiteira, que pegou o último trecho da obra, está fazendo isso com grande maestria", afirmou em entrevista a rádio CBN Curitiba, nesta segunda-feira (25).

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De acordo com Greca, o trânsito no trevo do Atuba sofreu modificações por conta das obras no último trecho antes da conclusão da Linha Verde. O Lote 4.1 abrange quase 3 km de extensão, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana.

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"Estamos mexendo no pavimento e colocando cintas de concreto para amarrar a encosta da grande trincheira. A Linha Verde é uma obra complexa com 22 km e, em muitos trechos, possui 12 pistas. No meio dela, há um grande corredor feito de concreto armado para que o transporte coletivo possa acontecer", explica o prefeito.

Segundo Greca, as obras do Complexo Tarumã, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, devem ser concluídas e entregues em outubro de 2024.

"Há doze ruas em execução no Trevo do Tarumã que vão permitir que as pessoas subam e desçam da Linha Verde, sem necessidade de construir alças de viadutos tradicionais. Na frente do Colégio Militar, haverá um acesso para levar as pessoas até a altura da Linha Verde por uma escada rolante ou elevador para conectar os passageiros do Inter 2 que passarão a ter acesso ao eixo de transporte da Linha Verde".

Obra da Linha Verde é aguardada há 18 anos

A conclusão da Linha Verde é esperada há 18 anos pelos moradores de Curitiba. A obra na via rápida na antiga BR-476, que liga as regiões norte e sul da capital, passou pela gestão de quatro prefeitos: Beto Richa (PSDB), Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PSD).

Durante os 18 anos, rescisões de contratos com as empreiteiras e a forma de contrato costumam ser apontadas como os principais culpados pelo atraso na entrega da obra. O lote 4.1 da Linha Verde, trecho que abrange o trevo do Atuba, está na terceira licitação e tem o objetivo de concluir da última parte da obra.

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Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]