O lote 6 da nova concessão do pedágio no Paraná, que teve o edital publicado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê um corredor rodoviário com a duplicação 321,3 km da BR-277, que representa cerca de 70% das obras para ampliação das pistas do lote de concessão de 662,1 km de rodovias federais e estaduais.
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Segundo o edital, ao todo serão duplicados 462,4 km de trechos da concessão, que ainda contempla projetos para 31,4 km de faixas adicionais e 87,1 km de vias marginais. Além da BR-277, que terá 444,8 km concedidos à iniciativa privada, as rodovias BR-163, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280, PR-483 e BR-469 integram o lote 6 das rodovias localizadas nas regiões central, oeste e sudoeste do estado. As duplicações serão executadas entre o terceiro e nono ano de concessão.
De acordo com a ANTT, a concessão abrange trechos estratégicos que conectam o Paraná a outros países, como a ligação com as pontes da Amizade e da Fraternidade, em Foz do Iguaçu, que unem o Brasil ao Paraguai e à Argentina, respectivamente. Ainda estão previstas travessias urbanas na BR-277 nas maiores cidades do oeste paranaense: Cascavel e Foz do Iguaçu.
Conforme o edital, o aporte de capital privado previsto é de R$ 20 bilhões, sendo investimentos calculados em R$ 12,6 bilhões e custos operacionais em R$ 7,4 bilhões no contrato de 30 anos de concessão. O leilão do lote 6 está programado para o dia 19 de dezembro na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Uma semana antes, o certame do lote 3 também está agendado para ocorrer na B3.
“É a garantia de investimentos na ordem de R$ 35 bilhões somente nestes dois lotes, o que vai trazer muito desenvolvimento e segurança viária para o estado do Paraná”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A concessão do lote 6 foi antecipada pelo Ministério dos Transportes a pedido do governo estadual, que discutiu a prioridade com o setor produtivo paranaense devido ao corredor logístico projetado pela rodovia BR-277, após a duplicação entre a Tríplice Fronteira e o Porto de Paranaguá. As regiões oeste e sudoeste do estado também se destacam pela força do agronegócio com necessidade de escoamento das safras.
No novo lote, a BR-277 receberá investimentos entre a fronteira do país até a região de Guarapuava, no centro do estado. Outras duas concessões também vão investir na rodovia federal para conexão com o Porto de Paranaguá. Os lotes 1 e 2 foram leiloados no ano passado e as empresas Via Araucária e a EPR Litoral Pioneiro administram os trechos concedidos desde março deste ano.
No lote 1, a BR-277 liga Prudentópolis a Curitiba, sendo que a rodovia federal é o principal acesso pela Serra do Mar entre a capital e o Porto de Paranaguá, no trecho operado pela vencedora do lote 2, formando com a nova concessão o corredor logístico de leste a oeste no Paraná.
O lote 6 no Paraná terá nove praças de pedágio, seis serão recuperadas após desativação com o fim do contrato do antigo Anel de Integração em 2021. As três novas praças vão ficar na BR-163 nos municípios de Pato Branco, Ampére e Lindoeste, no trecho de concessão no sudoeste paranaense.
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