O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na solenidade de posse do novo diretor-geral de Itaipu, Enio Verri (PT). O evento está marcado para a manhã desta quinta-feira (16), no auditório da maior usina hidrelétrica brasileira, localizada no município de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Enio Verri foi indicado por Lula à função no dia 26 de janeiro. O decreto com a nomeação dele foi publicado no Diário Oficial da União do último sábado (11).
Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu desde fevereiro de 2022, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O almirante também foi diretor financeiro executivo da binacional.
Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. Estão confirmados para a Itaipu, além de Verri, os nomes para os cargos de diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e de diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari.
Novos conselheiros
Segundo o Ministério de Minas e Energia, os seis conselheiros também já foram definidos, tiveram seus nomes aprovados e aguardam a tramitação na Casa Civil para as respectivas nomeações. No entanto, a pasta não informou à reportagem da Gazeta do Povo quem serão todos eles. Os nomes confirmados são o do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra de Gestão, Esther Dweck.
Perfil de Enio Verri
Nascido em Maringá (PR), Enio Verri tem 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM, onde foi admitido em 1997.
Na Prefeitura de Maringá, Enio Verri foi secretário municipal de Fazenda (2001-2003) e secretário de Governo (2003-2004). Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (2004-2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).
De volta ao Paraná, Enio Verri foi eleito deputado estadual e convidado para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento, onde ficou até 2010. Foi reeleito deputado estadual para o mandato 2011-2014, ano em que conquistou a vaga para a Câmara Federal pela primeira vez. Foi reeleito deputado federal (2018-2022). Neste ano, renunciou ao cargo de deputado federal para assumir a Itaipu. A cadeira de deputado passou a ser ocupada por Elton Welter (PT).
Na Câmara, Enio Verri foi membro titular da Comissão de Finanças e Tributação, entre outras comissões temporárias ou permanentes. Mais recentemente, integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Partido Novo denuncia censura no Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião